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08 fevereiro 2012

Douro e National Geographic associam-se para promover região


A National Geographic Society associou-se à região do Douro para criar um website interativo e um mapa impresso para "abrir" o Douro ao mundo e torná-lo num destino turístico de excelência.
Imagem: LUSA; ESTELA SILVA
O projeto Geoturismo - Vale do Douro MapGuide, apresentado hoje em Alijó, pretende divulgar o património, cultura, história e pontos turísticos da região duriense, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da sua economia através de um turismo sustentável.

Os habitantes, organizações comunitárias, empresas locais e agentes de turismo poderão inscrever no website, de forma gratuita até 05 de maio, pontos de interesses a visitar no Douro como quintas, adegas, museus, trilhos pedestres e unidades de alojamento.

Posteriormente, os redatores do website analisarão as propostas e se forem distintivas e exclusivas do Douro serão integradas no portal eletrónico.
O gestor de programação para Turismo Sustentável da National Geographic Society, Jim Dion, salientou que o website pretende atrair visitantes, maximizar a sua experiência, preservar a bacia do Douro e melhorar as ofertas existentes na região.

A "missão" da National Geographic é convencer as pessoas a viajar pelo mundo e, neste caso concreto, a visitar o Douro. No website, explicou, vão constar micros, pequenas e médias empresas existentes na região, pelo que o propósito é mostrar aos visitantes a "autenticidade" do Douro.

O chefe da Estrutura de Missão do Douro, Ricardo Magalhães, um dos parceiros no projeto, frisou que a região duriense tem de figurar nos destinos mundiais de excelência. E o website, segundo o responsável, irá agregar o Douro numa rede mundial e tornar os cidadãos ativos e "parte" do processo de divulgação. "Temos de dar a conhecer o desconhecido, o autêntico e o que de melhor se faz no Douro ", afiançou Ricardo Magalhães.

O dirigente acredita que se o website conseguir projetar o Douro "além-fronteiras", então a região passará de uma terceira divisão para uma Liga dos Campeões.

António Martinho, presidente do Turismo do Douro, explicou à Lusa que o website é "muito interativo", de fácil inserção de dados e pesquisa e possibilita a um habitante, por exemplo, da Nova Zelândia, conhecer "as maravilhas" da região. Por isso, o diretor considera fundamental a participação dos operadores e das empresas no projeto.

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro e também da Câmara de Alijó, Artur Cascarejo, ressalvou que pelo facto de o Douro ter várias marcas afirmadas, as pessoas pensam que não é necessário fazer mais nada para o promover, mas essa é uma ideia errada. A convicção é a de que o projeto vai permitir ao Douro um "enorme" retorno económico desde o "mais pequeno" negócio familiar ao "mais complexo" e, assim, todos têm as mesmas oportunidades.

"O que falta ao Douro é projeção internacional e, hoje, qualquer realidade tem de estar em força na internet e redes sociais", ressalvou.

O projeto tem um financiamento de 120 mil euros, comparticipado a 90 por cento por fundos comunitários e pelo Turismo de Portugal e dez por cento pelo Turismo do Douro.

Lusa

Fonte: SAPO NOTÍCIAS

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