Add in Facebook

24 julho 2012

O Douro é assim - Pintura de Odete Marília


Exposição de pintura a óleo de Odete Marília patente na Sala de Exposições do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa.


A pintura de Odete Marília e única na sua forma humana de retratar a paisagem do Douro, numa constante busca de anatomias e sentimentos por uma paisagem já de si antropomórfica, mostra-nos o que só ela vê, os laços que a prendem a estas terras.

Nos montes vemos graciosos seios que parecem respirar entre as cores da terra e do céu, nas videiras encontramos corações que pulsam em artérias que afinal são as suas raízes, e o rio, essa presença quase constante, espreita a cada curva da viagem marcando o ritmo nesta partitura de tons.
  
Odete Marília nasceu em Ribalonga, âmago deste mundo de vinhas plantadas em socalcos e velhos olivais entristecidos. Como ela própria costuma dizer, a sua infância e meninice orbitou entre as duas margens do Douro: a casa dos avós paternos em Ribalonga, onde o dia a dia de metade da aldeia passava por aquela grande cozinha e a quinta dos avós maternos onde, ainda hoje, se respira uma atmosfera de serenidade e o eterno tic-tac do relógio de sala parece convidar-nos a sestas em tardes de verão.

É desta dualidade entre o Douro vivido e o Douro imaginado e sentido que surge a sua obra.


Cursou e formou-se em pintura/artes plásticas na Escola Superior de Belas Artes do Porto.

As obras





















1 comentários:

Bom dia a todos os meus conterrâneos e amigas e amigos no Facebook e um resto de fim de semana ótimo!

Por falta de tempo umas vezes e de jeito para estas manobras dos blogs, já me não lembro de quando estive a visitar este vossa bem gerida página!

Vou voltar mais vezes e até lá um abraço a todos os habitantes do nosso concelho e do país!

Enviar um comentário