Add in Facebook

18 outubro 2012

Guilherme de Castilho (1912-1987) - Centenário do Nascimento

 Exposição

Inauguração a 20 de Outubro
 

Autor: Hemeroteca Municipal de Lisboa, Paulo de Castilho e Fozcoactiva, E.E.M

Local: Sala de Exposições de Vila Nova de Foz Côa

Organização: Fozcoactiva, E.E.M



 

Diplomata, ensaísta e crítico português nascido em 1912, em Vila Nova de Foz Côa, e falecido em 1987. Licenciado em Ciências Históricas e Filosóficas pela Universidade de Coimbra, ocupou o cargo de representante diplomático em diversos países (Chile, Áustria, Indonésia, França). Publicou Noções Fundamentais de Psicologia (1942), consagrando-se ao estudo e crítica de vários autores portugueses, tais como António Nobre, Raul Brandão e Eça de Queirós. Colaborador de quase todas as páginas literárias dos jornais de Lisboa e do Porto, foi homenageado com diversas condecorações, de entre as quais se destacam a Grã-Cruz da Ordem do Mérito da Áustria e a Comenda da Ordem do Mérito Civil de França.



Uma das obras de Guilherme Castilho


Guilherme de Castilho, a quem devemos um trabalho fundamental para o conhecimento da personalidade e da epistolografia de António Nobre, publicou, em 1979, um volumoso estudo, intitulado Vida e Obra de Raul Brandão, que rapidamente se esgotou. Decidiu, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda reeditá-lo, considerando-o "um marco significativo", quer sobre o ponto de vista biográfico, pelos novos elementos que traz sobre a vida do escritor portuense, um dos maiores da nossa literatura, quer sobre a sua obra de ficção, dramatúrgica, histórica e memorialística.

Baseado nas confissões de Raul Brandão, sobre a sua infância e adolescência, na narrativa de sua mulher, Angelina, companheira ideal, constante colaboradora da sua produção literária, sobre o sofrimento e morte do marido, Guilherme de Castilho desenha um retrato brandoniano de rara perfeição e singularidade. Como nos oferece uma dissecação sagaz de cada um dos seus livros, numa escrita clara e elegante, que esclarece e seduz. São mais de 500 páginas que se lêem com reflexão e fascínio, exemplares que nos transmitem a pujança do talento singular de Raul Brandão.


Editora: Imprensa Nacional-Casa da Moeda
Ano da Obra: 2006

0 comentários:

Enviar um comentário