Add in Facebook

12 novembro 2012

Côa Criativo

Foto: Adriano Ferreira


Côa Criativo - dias 21 e 22 de Novembro de 2012

A cargo da Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, e em representação da região de influência do Vale do Côa – Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Mogadouro, Pinhel, Sabugal, Torre de Moncorvo, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa –, decorrerá nos dias 21 e 22 de Novembro, no Auditório do Pavilhão dos Desportos de Figueira de Castelo Rodrigo, uma iniciativa de cariz inovador no território, denominada CÔA CRIATIVO 2012.


Integrado do Plano de Promoção ao abrigo da Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE Turismo e Património no Vale do Côa, o programa contempla assim a duração de dois dias, para os quais estão previstas actividades como: Workshops de Empreendedorismo Positivo, Coaching para a Inovação, ‘Open Mind Vale do Côa’; Animação; Casos de Sucesso e lançamento dos Concursos de Ideias: ‘Mascote Vale do Côa’, ‘Banda Desenhada Arte Rupestre’, ‘Projecto Marketing e Comunicação’, ‘Projecto Empreendedor’, ‘Fotografia Natureza e Paisagem’ e ‘Documentário/Curta-metragem Vale do Côa’.

A iniciativa CÔA CRIATIVO assenta nos seguintes objectivos específicos:

1. Promover a competitividade do território – destino turístico;

2. Promover soluções inovadoras que respondam à problemática do desenvolvimento sustentável em territórios de baixa densidade;

3. Valorizar os recursos endógenos do território para o desenvolvimento das actividades turísticas e a dinamização local;

4. Proteger e valorizar os recursos culturais, ambientais e das paisagens que marcam a identidade do Vale do Côa;

5. Promover o Vale do Côa no mercado nacional;

6. Dotar todos(as) os(as) interessados do Vale do Côa de capacidade empreendedora e criativa;


7. Promover um padrão de especialização, dinamizando a produção de bens e serviços turísticos;

8. Fomentar o desenvolvimento e a inovação de produtos turísticos;

9. Promover o empreendedorismo no Vale do Côa.

Os Concursos de Ideias serão promovidos a nível nacional e pretendem gerar uma dinâmica que permita colocar a região num patamar reconhecido de inovação e criatividade.

Atendendo à região onde se encontra inserida, considerada “território de baixa densidade”, a organização assume desde logo como prioritário o envolvimento da comunidade e a dinamização de uma solução inovadora, que permita estimular a atenção e a participação da sociedade na sustentabilidade dos territórios.

Para além dos municípios da região de influência do Vale do Côa, constam como parceiros desta iniciativa: Agência Regional de Promoção Turística do Centro; Associação de Desenvolvimento do Sabugal; Associação Transumância e Natureza; Casas do Côro; Delegação Regional de Agricultura do Norte; Figueira, Cultura e Tempos Livres, EEM; Fundação Côa Parque; Fundação Vox Populi; in-U Coaching; Rede EmpreenDouro; Restaurante ‘O Lagar’; Sabor, Douro e Aventura; Termas do Cró, Turismo Porto e Norte de Portugal, Universidade da Beira Interior e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.


0 comentários:

Enviar um comentário