Add in Facebook

03 dezembro 2012

LINHA DO DOURO - 125 DE VI(D)A



A Tod@via - Associação de Fronteira por uma Via Sustentável, criada e integrada por portugueses e espanhóis, deseja comemorar os 125 anos da conclusão da Linha do Douro, o caminho-de-ferro que ligou as cidades do Porto e Salamanca entre 1887 e 1985, sendo nesta última data encerrado o troço entre La Fuente de San Esteban – La Fregeneda / Barca d’Alva e em 1988 o de Barca d’Alva – Pocinho. O percurso desactivado do lado espanhol foi entretanto no ano de 2000 classificado como Monumento Cultural, o que permite que esta via-férrea continue a unir os habitantes desta região da raia e que poderá tornar-se num verdadeiro motor para gerar riqueza.
            Somos parte da sociedade civil, não politizada e, nessa qualidade, convidamos à participação desinteressada tanto dos cidadãos como das instituições locais. Agradecer-lhes-íamos se difundissem a informação relativa a esta actividade cultural e nos honrassem com a vossa presença no acto do “beijo das máquinas” ou contribuíssem de forma activa na organização da efeméride, fazendo-se a colaborar na animação desta jornada festiva através do vosso folclore e outras manifestações culturais.
           
            Programa (sábado, 8 de dezembro de 2012):
(Hora Portugal)
            10:30h - Beijo das máquinas (Ponte internacional)
            11:00h - Partilhando as nossas músicas (Barca d´Alva)
            13:00h - Tempo para merendar
            14:30h - Projecção do vídeo "Pessoas e paisagens nas últimas viagens” (Vega de Terrón)
            15:30h + x - (Vega Terrón)
            16:30h - Abraços
------------------------------------------------------------------------
            Beijo das máquinas (Ponte internacional):
            Foi há 125 anos inaugurada a conclusão desta linha-férrea, através de um acto simbólico mas cheio de significado, durante o qual, duas locomotivas, uma portuguesa e outra espanhola, se encontraram e tocaram, de frente, no meio da ponte internacional, que se encontrava engalanada com bandeiras dos dois países e que os jornalistas da época descreveram como um “beijo”. No próximo dia 8 de dezembro, para festejar o acontecimento, todos nos converteremos em passageiros de outros tempos. Convidamos por isso os participantes para que compareçam envergando trajes do passado, representando a sociedade em geral mas também as várias categorias de ferroviários, ou seja, tanto aqueles que tornaram possível esta infraestrutura, como os habitantes da zona que acompanharam a sua construção e os passageiros que nela viajaram.
            Honraremos a VI(d)A que trazia VI(d)A.
          Partilhando as nossas músicas e cantigas, daqui e de lá, alegremente conviviam e bailavam porque o progresso havia chegado… Sonhavam. Tempos difíceis mas onde a alegria imperava, como agora. Dancemos e desfrutemos com essa partilha musical, valorizando o esforço dos músicos que de forma desinteressada contribuirão para reforçar a sociedade civil. Somos portugueses e espanhóis que queremos voltar a apanhar o comboio na estação da Barca d’Alva.
            Merenda campestre ou almoço num dos restaurantes da Barca d’Alva ou Vega de Terrón:
        Projecção do vídeo "Pessoas e paisagens nas últimas viagens": imagens tomadas durante as últimas viagens e que nos recordarão as pessoas que fomos.

           - Conclusão da jornada com as participações culturais e/ou musicais.

            Abraços
            Despedir-se-ão os viajantes emocionados, à moda antiga, porque para o ano que vem teremos que recuperar a VI(d)A que trazia VI(d)A.

            Cordiais saudações carrilanas

            José Andrés Herrero Sánchez
            Presidente da Associação de Frontera Tod@vía
            www.todaviasostenible.org
            todaviasostenible@gmail.com

0 comentários:

Enviar um comentário