Add in Facebook

28 agosto 2013

CINECOA 2013 – ANTEVISÃO

Tudo o que precisa de saber sobre a terceira edição do Festival Internacional de Cinema de Vila Nova de Foz Coa 

O Cinecoa – Festival Internacional de Cinema de Vila Nova de Foz Coa – já vai na sua terceira edição, que se realizará de 10 a 13 de Outubro de 2013, e merece que seja feita uma antecipação do festival, para os mais ansiosos do Norte ao Sul do país! Nesse sentido, de 9 a 15 de Setembro vai ser apresentada uma retrospectiva integral dos filmes do canadiano Denis Côté, tanto na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, como no Museu Soares dos Reis, no Porto. 

Homenageado será também Luis Buñuel, através da apresentação de sete dos filmes do cineasta, entre eles um filme-concerto (filmes-concerto são filmes mudos acompanhados por música ao vivo, composta e executada por célebres personalidades musicais) e um documentário sobre a sua vida, no qual participam o seu filho mais velho, também realizador, e Jean-Claude Carrière, que esteve muito presente e próximo de Buñuel durante os seus últimos 20 anos de vida. 

Mas o que é nacional também é bom e, como tal, vai ser apresentada a obra integral da realizadora portuguesa Teresa Villaverde

Na secção Cartas Brancas, destaque para Joana de Verona, uma jovem actriz portuguesa a quem foi oferecido o privilégio de seleccionar dois filmes à sua escolha para serem exibidos durante o festival: “Como Desenhar Um Círculo Perfeito”, de Marco Martins, e “O Rio Sagrado”, cujo título original é “The River”, de Jean Renoir, foram os eleitos.
   
Para 11 de Outubro está planeada uma sessão especial dedicada à população de Vila Nova de Foz Coa, na qual vai ser exibido o filme “O Tesouro”. 

Os filmes-concerto exibidos durante o festival serão “O Navegante”, cuja música é de Carlos Bica e João Paulo Esteves da Silva e “L’Age D’Or”, de Luis Buñuel, com música ao vivo de Jozef Van Wissem. 

O festival também promove o cinema e investe neste através do COALAB, uma plataforma de apresentação de projectos cinematográficos, cuja primeira edição foi em 2012. Este ano, foram 9 os projectos seleccionados, entre os mais de 40 que foram submetidos, provenientes de diversos países, e os três prémios vão ser atribuídos por um júri internacional e serão anunciados na sessão de encerramento do festival. (Que difícil incumbência… Eu cá não queria estar no lugar do júri…) 

Para além disso, o Cinecoa vai receber no festival um representante (realizador ou produtor) de cada um dos projectos eleitos, o que lhes dá a possibilidade de debater as suas ideias sobre cinema, desenvolver contactos e divulgar o seu projecto. Quem sabe, não vem daí a sorte grande! E para quem desconhecia esta plataforma, nada como aventurar-se e, numa próxima oportunidade, participar!

É na sequência do COALAB que surgem os Case Studies, que são projecções de filmes feitas pelos próprios realizadores. Este ano, serão exibidos “Montemor” e “Crazy Quilt”.

Neste instante, devem estar a perguntar-se… “E as crianças?”. Pois é, o Cinecoa não esquece o público infantil e este ano a sugestão que dá aos mais novos é que vejam dois conhecidos clássicos do cinema americano: “Pinóquio” e “O Feiticeiro de Oz”.

E porque o cinema é feito de imagens, nada melhor do que duas exposições fotográficas para completar ainda mais o festival: uma no Museu do Douro, em Peso da Régua, com início a 7 de Setembro e outra no Museu do Coa, em Vila Nova de Foz Coa, que começa a 10 de Outubro, estando ambas patentes até ao final do ano, o que lhe dá muito tempo para visitar estas exposições!

A primeira exposição vai dar-lhe a oportunidade de conhecer uma colecção de fotografias de Buñuel para a localização de exteriores dos filmes que realizou no México. Entre 1947 e 1965, Luis Buñuel fez 20 filmes no México e a exposição disponibiliza fotografias de 12 desses filmes. Nada mau!

A segunda exposição, dá-lhe a possibilidade de apreciar outra colecção, desta vez de placas de vidro, nas quais, em cada uma, há um par de imagens estereoscópicas. Imagens essas que, com um visor adequado, se transformam numa única fotografia em 3D. Espantoso!

 
Por Sara Plácido

0 comentários:

Enviar um comentário