Add in Facebook

01 agosto 2013

Foz Côa: um postal ilustrado

Foz Côa: um postal ilustrado


Há quem ainda insista que Portugal é Lisboa e o resto é paisagem. E a zona de Foz Côa é de facto paisagem. Uma paisagem de arrebatadora beleza, motivo de orgulho para quem por lá vive e que não deixa indiferente quem por lá passa. Mas Foz Côa é mais. É um espaço onde a arte e a história se unem, por entre as montanhas do nordeste de Portugal, salpicadas de olivais, vinhas e amendoeiras. É um postal ilustrado que vale a pena conhecer.


Galeria ao ar livre
De arte se faz Foz Côa. Arte antiga, que as pedras guardaram e que agora se partilha com o mundo. Desenhadas no xisto, as imagens rupestres, que remontam ao Paleolítico Superior, criam uma galeria de arte ao ar livre com mais de mil rochas de manifestações rupestres, em mais de 60 locais diferentes, que mereceram, em 1998, o reconhecimento de Património da Humanidade. Mas para além do Parque Arqueológico do Vale do Côa, com gravuras rupestres que se dão a conhecer em várias visitas guiadas, Foz Côa oferece mais. Castelo Melhor, em Vila Nova de Foz Côa, com as ruínas do castelo medieval; as ruínas do Castelo Velho e de Castanheiro do Vento, em Freixo de Numão; Marialva (Meda), um importante centro da época romana ou Almofala (Figueira de Castelo Rodrigo), com as imponentes ruínas do templo romano.

De barriga cheia
Pão, figos, azeite, mel de rosmaninho, amêndoas, biscoitos. E vinho, vinho do Douro, tinto ou branco, produzido nas muitas quintas vinícolas da zona. A região oferece uma gastronomia rica, com os pratos de cabrito ou anho, coelho, lebre ou perdiz, com o peixe do Douro e seus afluentes, a fruta – pêssegos, melões, laranjas e uvas – e, claro os doces de amêndoa, as lampreias de ovos, as bolas toscas, os coscorões.

A natureza aqui tão perto
Satisfeita a gula, há ainda tempo para apreciar o património natural, com espécies como o grifo ou a águia real, que ainda conquistam os céus, de passear pelas vinhas, conhecer os campos



Texto de: Carla Marina Mendes | cmendes@destak.pt
Fonte: http://www.destak.pt/artigo/170928-foz-coa-um-postal-ilustrado

0 comentários:

Enviar um comentário