Add in Facebook

18 março 2015

“DESCIDA AO INFERNO”

CAMINHE connosco em direção às GRAVURAS DA CANADA DO INFERNO




O Museu do Côa e a Foz Côa Friends Associação dinamizam uma CAMINHADA LIVRE, no dia 4 de Abril, sábado de Páscoa, em que se promova o convívio, o exercício e a cultura.
Participe.


A concentração é no Adro da Igreja e a saída às 9 horas. Serão facultadas informações pontuais durante o percurso.
As informações técnicas, relativas às Gravuras e correspondente processo, serão prestadas pela Guia e Amiga, Dr.ª Dina Regalo.
A Merenda e a Conversa é partilhada. Venha partilhá-las.
Vamos aproveitar.



O sítio da Canada do Inferno fica em terrenos do concelho e freguesia de Vila Nova de Foz Côa na margem esquerda do Côa, junto a uma antiga praia fluvial, hoje coberta pela albufeira do Pocinho, que cobre também grande parte das 46 rochas gravadas que aqui são conhecidas, das quais 39 apresentam figurações paleolíticas. O percurso escolhido para visitação pública, condicionado a aspectos de acessibilidades das rochas e perceptibilidade das suas gravuras, inclui seis rochas, todas excepto uma com gravuras paleolíticas.

Visitas - Canada do Inferno - Foto: José Paulo Ruas

Este foi o primeiro núcleo identificado em finais de 1991, com a descoberta da rocha 1. Seria publicamente divulgado em Novembro de 1994. Em termos cronológicos estão aqui representadas todas as fases da arte paleolítica do Côa e períodos posteriores, excepto a Idade do Ferro.

Salienta-se a rocha 1 pelo seu simbolismo histórico, mas também pelo conjunto de representações que na sua maioria se sobrepõem. Os motivos mais perceptíveis foram feitos por picotagem, complementada com a abrasão. De notar uma figura de cavalo que apresenta duas cabeças, documentando assim a invenção da animação gráfica.

0 comentários:

Enviar um comentário