Add in Facebook

18 janeiro 2013

Sessões de cinema gratuitas, uma vez por mês, em Foz Coa

Cinema do Mundo


A Associação APDARC existe com o intuito de desenvolver promover e divulgar a Região Norte, o Douro Superior e, em particular, o Vale do Coa, nas suas vertentes culturais, recreativas, sociais e artísticas, podendo para o efeito explorar, designadamente, todas as atividades ligadas à criação, produção, promoção e gestão de espetáculos cinematográficos, fotográficos e de vídeo, teatro, música e outras atividades artísticas, literárias e qualquer outra espécie de evento cultural, ligado ou não à diversão e ao espetáculo, e ainda todas as atividades relacionadas com a conservação, estudo e divulgação de espólios, locais, monumentos e documentos históricos ligados a estas regiões.

A partir do mês de janeiro de 2013 e ao longo do ano, a APDARC passará a programar um filme por mês, ao Domingo à tarde no Auditório da Câmara Municipal de Foz Coa, seguido de debate com realizadores e críticos presentes afim de promover o cinema junto do público.

A APDARC associa-se desta forma à Periferia Filmes e à Câmara Municipal de Foz Coa na organização do CINECOA - Festival Internacional de Cinema de Foz Coa que ocorre todos os anos em Setembro e em muitos outros eventos culturais previstos para o Vale do Coa e Douro Superior.

Estão previstos para 2013 um conjunto de filmes emblemáticos da história do cinema com particular enfoque no cinema português. Para o primeiro trimestre programamos os filmes: "Sem Companhia" de João Trabulo: "A Estrada" de Federico Fellini e "As Horas do Douro" de António Barreto e Joana Pontes.
20 JaneiroSEM COMPANHIA 
um filme de João Trabulo
Documentário, Portugal, 2010, 88'
15h30 
Auditório Municipal de Foz Coa

Julgados e condenados por vários crimes, Ernesto e Gaspar cumprem pena numa prisão de alta segurança no norte de Portugal.  “Sem Companhia” é um filme sobre a juventude perdida de Ernesto e Gaspar e da longa caminhada que os espera quando saírem da prisão.

Videos
Trailer // Excerto

Com a presença do realizador e inauguração da exposição fotográfica com base no filme às 14h30 na Biblioteca Municipal. O livro sobre o filme estará à venda no local.
20 JaneiroA ESTRADA
La Strada um filme de Federico Fellini
Ficção, Itália, 1954, 108'
15h30 
Auditório Municipal de Foz Coa

O filme que tornou célebre em todo o mundo o nome de Federico Fellini, e lhe deu o primeiro Óscar de Hollywood (para o melhor filme estrangeiro). A história de um casal de saltimbancos, a ingénua e pura Gelsomina e o brutal Zampanò, cego perante o amor da sua companheira. A morte dela será o início da sua redenção. A parábola cristã do perdão e da redenção num dos grandes momentos da história do cinema, por onde passa também a sombra de um Charlot trágico. Anthony Quinn é Zampanò, uma das suas mais míticas criações.

Trailer

Apresentação/Debate com Antonio Rodrigues, programador da Cinemateca Portuguesa.
31 MarçoAS HORAS DO DOURO 
um filme de A. Barreto e J. Pontes
Documentário, Portugal, 2010, 100'
15h30 
Auditório Municipal de Foz Coa

Ensaio da autoria de António Barreto e Joana Pontes, As Horas do Douro é inspirado nos Livros de Horas, manuscritos iluminados comuns na Idade Média. Cada livro contém uma colecção de textos, orações e salmos adequados para determinados horários do dia. Partindo desta ideia medieval de inventário e registo anual, o filme dá a ver o modo como o ciclo da vinha e do vinho, veio central do filme, determina a vida das pessoas nesta região. O que se pretende mostrar, através do reconhecimento minucioso da transformação da paisagem ao longo das estações do ano, é que esta vinha é obra de homens, que o vinho é uma coisa humana e que assim tem de ser apresentado.

Excerto

Com a presença dos realizadores
.

Fonte: APDARG

0 comentários:

Enviar um comentário