Add in Facebook

27 janeiro 2013

Vila Nova de Foz Côa - Membro da Rede Mundial das Cidades Amigas dos Idosos




Vila Nova de Foz Côa, Maia e Póvoa de Lanhoso são, desde o dia 16 de Janeiro findo, os três primeiros municípios portugueses a receber o Certificado de Município Membro da Rede Mundial das Cidades e das Comunidades Amigas das Pessoas Idosas.


A entrega do referido Certificado teve lugar em Genebra – Suíça, na sede da OMS e é o reconhecimento, a nível mundial, do interesse que nestes municípios se vem dedicando à problemática dos menos jovens. A importância da atribuição deste Certificado ao Município Fozcoense pode aferir-se se considerarmos que mundialmente não chega a uma centena o número dos municípios reconhecidos como Membro da Rede Mundial da OMS.


No caso de Vila Nova de Foz Côa bastará termos em conta que o Município é membro fundador das “7 cidades amigas dos Idosos”, numa louvável iniciativa da “Associação Vencer o Tempo”, que, a nível nacional, se tem dedicado a incentivar e a apoiar as pessoas idosas.


O acto foi presidido pelo Director do “Apping and Life Course Departament da OMS”, Mr. John Beard. que se congratulou com o trabalho, acções e projectos que, em especial ao longo deste dois últimos anos, estas autarquias foram construindo e concretizando em prol dos mais velhos, cumprindo designadamente todos os requisitos constantes do Guia das Cidades Amigas dos Idosos. 


Estiveram presentes, além dos presidentes das Câmaras Municipais de Vila Nova de Foz Côa, Gustavo Sousa Duarte; da Póvoa de Lanhoso, Manuel Batista, e da vereadora da Acção Social da Maia, Ana Vieira de Carvalho, a representante da DGS, Maria João Quintela, o representante do Ministro da Saúde para o Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, João Nunes Abreu; a presidente da Direcção da Associação “Vencer o Tempo”, Ivone Dias Ferreira. bem como Graça Andresen Guimarães, embaixadora da Missão Diplomática portuguesa em Genebra, e o Adido para a Saúde da referida Missão. Esteve igualmente presente a Vereadora para a Acção Social, Andreia Polido, da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa. que teve a seu cargo a exposição das acções levadas a efeito por este Município.

Fonte: Notícias de Vila Real em 25-01-2013

0 comentários:

Enviar um comentário