Add in Facebook

11 abril 2013

Olhares D' ouro


Fotografias do nosso querido amigo, conterrâneo e membro dos órgãos sociais da Foz Côa Friends, Associação - Luís Branquinho Pinto.


Não comentamos, apreciamos…












1 comentários:

Bem Hajas Luís pela deliciosa viagem que nos ofereces;sinto o comboio,estou no comboio, na última carruagem, junto a uma porta, sem continuação,vidro baço, que torno límpido, olhar preso à paisagem deslumbrante, num filme onde sou actor. Lembro a minha primeira viagem nesta Linha, Pocinho - Régua, em 1960, uma carruagem, ao fundo da estação, farrusca, de altos degraus, bancos de pau, corridos, exibindo ufano o meu bilhete de 3ª classe, preparadíssimo para realizar o exame da Admissão ao Liceu, em Lamego.
A familiaridade tinha sido criada através dos olhitos de uma criança, acocorada,debaixo das oliveiras, na azeitona, enquanto, espevitado pelos apitos, espreitava o comboio fumarento que resfolgava sobre brilhantes carris; mas agora era diferente; estava "dentro" dele.A paisagem,desculpem-me, era ainda mais majestosa;o Rio, fundo, raivoso, vencendo as pedrarias, espumando rugidos aterradores;nas margens,os Laranjais, indiferentes, acostumados, ofereciam belas e doces laranjas; " - as de umbigo são as melhores "; se as houvesse, eram escolhidas, ou 'marchavam' as presentes; como era possível haver melhor?!
Hoje, estas linhas que se beijam, de ferro e água, abraçadas por alcantilados Montes, quase não há melhor, e não há se forem vivas em toda a extensão.

Enviar um comentário