Add in Facebook

04 maio 2012

I PASSEIO PEDONAL ENTRE MUXAGATA E CASTELO MELHOR


No dia 1 de Maio decorreu uma excelente acção, entre Muxagata e Castelo Melhor, organizada pelos Srs. Drs. João Patrício, Luís e Jorge Silva, da Escola Secundária.





Com saída marcada para as 9 horas, rumámos a Muxagata, no autocarro gentilmente cedido pela CM de Foz Côa, onde fomos recebidos na Junta de Freguesia com opíparo e diversificado pequeno-almoço; reconfortados, metemo-nos ao caminho empolgante, com vistas deslumbrantes, agreste e doce, em direcção à Quinta da Erva Moira onde fomos recebidos pela Sónia, responsável do Núcleo Museológico, que nos presenteou com saber e simpatia; percorremos as variadas salas, repletas de peças e história que nos encantaram.











No alpendre apreciámos delicioso generoso, néctar dos deuses, que mortais degustaram inebriados.



O tempo urgia e o caminho em direcção ao Côa acolheu-nos marginado por multicolores florzinhas que tornavam difícil a nossa escolha. A “Ribeira” apresentou-se majestosa, cheia d’agua, cantarolando entre pedras, retirando a afoiteza de algum incauto a desafiá-la. Valeram-nos os Jipes dos já familiares companheiros, Bombeiros Voluntários, e da Sónia.







 A festa gargalhosa baloiçava sobre as desencontradas rodas que se mantinham como desavindas. Já na margem direita, depois de recebidos pelos Autarcas de Castelo Melhor, o Dr. João Patrício deu indicação de “atacar“ o que, com prazer, cumprimos. As merendas foram esfarrapadas, trocadas e até o Rex gamou meia bola de carne.






Refastelados, rumamos contra corrente até à Penascosa; graças ao saber e graciosidade da Dina fomos esclarecidos da simbologia das imagens, traços e colocação o que muito contribuiu para um diálogo frutuoso presenciado por auroques, caprinos e equinos doutros tempos.







Iniciámos o ataque ao Castelo, por íngreme vereda, que convidada à desistência; a espaços regalávamos a vista sobre o rio, lembrando a fábrica de blocos do Sr. João Pala, as ruínas romanas da Erva Moira, a pescaria de tal data, enquanto as perninhas descansavam para continuarem em seguida, com apoio motorizado à espreita dos Bombeiros e da Junta de Freguesia.




Quando os últimos chegaram a Castelo Melhor reunimo-nos no Centro de Vendas onde ouvimos apaixonadas explicações da origem, arte e formação do burgo.



Enquanto uns visitavam o Castelo, outros visitaram a Igreja ou as ruas características que nos levaram à Escola Primária onde decorreu um lauto repasto oferecido pela Junta que muito agradou a Todos.















A Foz Côa Friends Associação saudou e agradeceu à Organização a excelente acção que nos proporcionou solicitando que no próximo ano nos regale com a segunda edição; informou ainda que no dia 26 haverá um Passeio Pedonal pelos Sítios Arqueológicos de Freixo de Numão integrado na comemoração dos 23 anos da ACDR convidando os presentes a participarem.

Cantaram e encantaram as vozes do José Abrantes e da Ana que desfiaram uns fados traçados nos nossos fados. A bica aconchegou a ida ao Monte de S. Gabriel de onde se deslumbram magníficas paisagens.

Feitas as Despedidas ao Presidente e Secretário da Junta de Castelo Melhor, regressámos a Foz Côa com a alma cheia.

Parabéns aos participantes e Bem-haja à Organização.

0 comentários:

Enviar um comentário