Add in Facebook

08 setembro 2012

Festival de Vinho do Douro Superior em Foz Côa


Decorrerá entre 19 e 21 de Outubro próximos o 1º Festival de Vinho do Douro Superior em Vila Nova de Foz Côa. 





Organizado pela Câmara Municipal de Foz Côa, com produção da Revista de Vinhos, este festival abrange um vasto conjunto de actividades que terão como denominador comum a promoção e divulgação dos vinhos brancos, tintos e generosos produzidos nesta sub-região do Douro. Para além de Foz Côa, recorde-se que integram o Douro Superior os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, S. João da Pesqueira e Torre de Moncorvo. E aqui se situam alguns dos vinhos e marcas mais emblemáticas e prestigiadas de todo o Douro.
O grosso das actividades que integram o Festival de Vinho do Douro Superior decorrerá no novo Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa que será inaugurado formalmente com este evento. Uma exposição-venda de vinhos e outros produtos regionais será a grande montra dos produtores da região. Paralelamente decorrerá também o 1º Concurso de Vinhos do Douro Superior, no qual um júri qualificado composto de jornalistas, sommeliers, compradores e enólogos (não envolvidos em projectos na região) irá escolher os melhores vinhos brancos, tintos e generosos entre os produtores participantes. Um Colóquio profissional, sob o tema “A Vinha e o vinho do Douro Superior – O desafio da qualidade” com intervenções de especialistas na area da vinha e do vinho é dirigido aos lavradores durienses, produtores, técnicos e outros interessados. Para o público consumidor um conjunto de provas comentadas dos vinhos da região, conduzida por críticos especializados será uma excelente ocasião para conhecer as virtudes e os segredos dos vinhos do Douro Superior. Para jornalistas e compradores profissionais estão também previstas visitas a produtores de referência da região.
Para além das actividades ligadas directamente ao tema do Festival, é intenção da Câmara Municipal, envolver toda a população e visitantes num vasto programa de animação que promete trazer alegria, cor e música às ruas de Foz Côa.

Fonte: Revista de Vinhos

0 comentários:

Enviar um comentário