No livro " a Cidade e as Serras" Eça de Queirós descrevia a viagem maravilhosa de Jacinto entrando por Barca D´Alva e chegando à estação de Tormes Caldas de Aregos, descrevendo toda a beleza desta linha, talhada entre a serra e o rio. Juntamente com os participantes no 13º Encontro Internacionald e Turismo, percorremos no sentido inverso, de comboio deste a histórica estação de Porto/S. Bento até à Régua e queremos partilhar com os nossos leitores, a linha mais bonita e turística de Portugal...
De comboio, pela linha do Douro, até ao Pocinho, é uma viagem de encanto. Quase sempre junto ao Douro, proporciona-nos momentos inesquecíveis.
Todos perdemos, Portugal ficou mais pobre aquando do encerramento do troço Pocinho / Barca de Alva. Nada mais justo, do que o “emendar a mão”, reabrindo, como prometido, esta ligação a Espanha.
A magia da Linha do Douro foi amputada, urge reparar este dano.
Jorge Vicente
(Fribourg – Suiça)
3 comentários:
Aqui, neste blogue dissemos ontem: “Acreditamos que surgirão futuramente mais participações, num espírito de cooperação e de solidariedade para com a nossa região, contribuindo também, desta forma, para o seu desenvolvimento.”
Nem mais…, hoje tivemos esta agradabilíssima surpresa do nosso Amigo e conterrâneo – Jorge Vicente, bem demonstrativa de que os nossos emigrantes vivem com muita intensidade os problemas que afrontam a nossa região.
É muito gratificante, recebermos uma resposta tão célere ao nosso “crer”, o segredo é nunca desistir. Quem acredita sempre alcança!
É nosso desejo que o Jorge Vicente nos continue a presentear (com alguma assiduidade) com os seus textos e poemas, participação que em muito contribuirá para o enriquecimento dos conteúdos deste blogue dos Amigos do Concelho de Foz Côa.
Obrigado, Jorge Vicente
Um abraço
Como é bom ver juntos dois Foscoenses que a maior ou menor distância física vivem a presença constante da nossa terra.Bem hajam João e Jorge.
Para reparar os danos é necessário identificá-los e contribuir para a resolução. O interesse geral deve prevalecer sobre o particular, respeitando os legítimos particulares.
Todos temos responsabilidades que deveríamos assumir e aplicar. Vamos participar.
Comentário recebido por e-mail de Fernanda Lúcia
"A linda linha do Côa
Que do povo é muito sua!
Desenvolveria o turismo
Mesmo á beira do abismo!
Mas alguma cabeça tonta
Contra ela fez afronta
De a tentar destruir
Pra não voltar a servir!..."
Fernanda Lúcia
Enviar um comentário