Add in Facebook

26 outubro 2011

NASCENTE E FOZ DO CÔA CADA VEZ MAIS PERTO

Sr. Presidente da Junta de Foios junto à foz do rio Côa

A convite do Município de Vila Nova de Foz Côa, Junta de Freguesia e Associação dos Amigos de Foz Côa – “Foz Côa Friends” um grupo de amigos de Foios e Presidência da Câmara Municipal do Sabugal rumámos até Vila Nova de Foz Côa, ontem dia 22 de Outubro de 2011. 

Foz Côa - Câmara Municipal e Pelourinho

Saímos do Largo da Fonte, por volta das 8 horas e trinta minutos para chegar a Foz Côa às dez e um quarto. 

Com as novas estradas que agora existem mal se dá pelo caminho e as pessoas não se cansam. Uma beleza. 

Em Vila Nova de Foz Côa estava o poder local, Câmara e Junta de Freguesia, o Sr. Cónego e alguns amigos da Associação “Foz Côa Friends” para nos receberem.




 

Depois da apresentação de cumprimentos entrámos no bar do amigo José Constanço onde tomámos café. 



De seguida foi-nos feita uma visita guiada a uma Igreja que, embora antiga, se encontra muito bem preservada interior e exteriormente.


Igreja matriz de Foz Côa


Interior da Igreja matriz de Foz Côa






Para dar cumprimento ao horário o grupo das vinte e oito pessoas do Sabugal foi encaminhado para o autocarro da Câmara Municipal de Foz Côa cujos lugares, cinquenta e quatro, acabaram de ser preenchidos por amigos de Foz Côa. 

Um quarto de hora passado chegávamos ao cais de embarque, onde a maioria dos amigos fizemos fotografias para a prosperidade.




Às 11 horas entrámos no barco “ Senhora da Veiga “ para iniciarmos uma viagem que ficará na memória de todos.







Os fojeiros, que tantas vezes ouvimos falar da Foz do Côa e que apenas conhecíamos através de fotografias, tivemos a honra e a felicidade de contemplar esse mítico lugar onde o filho rio Côa vai entregar, ao pai Douro, as suas águas.



A nossa alegria era condizente com o maravilhoso dia que o S. Pedro nos proporcionou. 

Com tanta alegria e animação não tardou que os artistas que tínhamos a bordo tivessem pegado nas violas e no acordeon. Cantou-se e dançou-se até que alguém deu ordens para que toda a gente se sentasse à mesa porque o almoço estava pronto a servir.





Depois de todas as pessoas devidamente instaladas os simpáticos rapazes e meninas começaram por servir uma refeição que teve um sabor muito especial.




O desembarque deu-se por volta das 16 horas tendo todas as pessoas tomado lugar no autocarro que nos havia de transportar ao museu do Côa como estava programado. 


Aí, um simpático jovem, a dominar por completo toda a matéria, proporcionou-nos a visita guiada que foi altamente esclarecedora e muito pedagógica. 



Enquanto a delegação dos Foios, acompanhados por alguns bons amigos da “Foz Côa Friends”, com particular destaque para o incansável -José Lebreiro- outros amigos, sobretudo o Presidente da Junta -Fernando Fachada- e seus colaboradores trabalhavam no salão da Junta para que por volta das 18 horas o lanche estivesse pronto a ser servido.



Logo que demos entrada no salão da Junta deparámos com os elementos do rancho folclórico, neste caso transformado em grupo coral que, sob a orientação do Sr. Maestro, já com oitenta anos de idade, nos brindou com bonitos números, alguns dos quais alusivos ao rio Côa. 


Pretendo referir que tanto na viagem de barco como no final da jornada se verificou a troca de algumas lembranças com particular destaque para umas peças, em ardósia, onde constam os brasões de Foios e Vila Nova ou seja das localidades onde nasce e desagua o rio Côa.





Um especial agradecimento ao Fernando Fachada, Presidente da Junta e ao Vice – Presidente do Município, João Paulo, porque foram eles que estiveram sempre em contacto comigo, na qualidade de Presidente da Junta de Foios e com a Vice Presidente do Sabugal, Delfina Leal, que com o seu homologo de Foz Côa trabalharam para que tudo tivesse corrido na perfeição como, de facto, correu.


Para os amigos (as) da Associação “Foz Côa Friends” também aquele abraço porque desde o princípio ao fim nos prestaram as melhores atenções. 

Ficou combinado que faríamos a permuta das muitas fotos que fizemos. Fico ansioso por receber as do Luís Branquinho e do João Pala visto que já lhes conheço as excelentes qualidades. 

Também um agradecimento especial à Empresa de Transportes “Viúva Monteiro” visto nos ter feito um preço especial ou seja o pagamento de apenas de dez euros por pessoa. 



Obrigado queridos amigos. Saberemos pagar com idêntica moeda quando se dignarem subir até à nascente 

José Manuel Campos

Noticias sobre o evento: Capeia Arraiana, Cinco Quinas

0 comentários:

Enviar um comentário