Add in Facebook

11 abril 2012

A Terra do Chiculate - Apresentação do Livro


Decorreu, no dia 9 de Abril pelas 15 horas no auditório do centro cultural de Vila Nova de Foz-Côa, a apresentação do livro "Terra Do Chiculate" da autoria da escritora Isabel Mateus.

O Livro

Isabel Mateus

Além da autora esteve também presente a Fozcoense São Parente cujo retrato de criança feito por Gerald Bloncourt ilustra a obra.



Estiveram também presentes o vice-presidente da autarquia, a vereadora da cultura, assim como alguns emigrantes

O livro relata as dificuldades que os emigrantes portugueses tiveram na sua deslocação (de assalto) para França. Estas deslocações para o almejado paraíso, a maior parte das vezes feitas a pé, demonstram bem o heroísmo dos nossos emigrantes.

No fim da apresentação do livro houve um debate onde foram relatados alguns episódios chocantes por parte de alguns que sentiram na pele estas situações.

No final do debate chegou-se às seguintes conclusões:

1 - Mesmo adquirindo um melhor nível de vida, o que levou a grande maioria a mandar os filhos para Portugal para se instruírem, houve um afastamento entre pais e filhos que em certa medida não solidificou em parte o amor entre eles.

2 - A debandada desta gente fez com que os que por aqui ficaram não tivessem concorrência nos diversos trabalhos pois a mão-de-obra diminuiu.

3 - Quando os emigrantes estabilizaram a sua vida começaram a investir na sua terra e a mandar divisas criando riqueza.

4 - A vinda dos regressados de África, que de uma maneira geral vieram despojados dos seus teres e haveres, causou algumas fricções com alguns grupos mais prósperos de emigrantes que dispunham de melhores condições de vida.

No final do debate o vice-presidente da câmara lançou um desafio à escritora: se estaria na disponibilidade de escrever um livro sobre a opinião daqueles que ficaram por cá.

0 comentários:

Enviar um comentário