Mesa constituida pelas seguintes entidades: Presidentes das Câmara Municipais de Sabugal e VN. de Fozcoa, Vogal do conselho de administração Coa Parque e Presidente da junta de freguesia dos Fóios.
Em seguida o presidente da autarquia do Sabugal frisou a necessidade de criação de uma dinamica conjunta, entre todos os municipios que constituem a associação dos municipios do Vale do Coa, criando uma rota unica de todos os sitios culturais e de interesse histórico, de maneira que todo o Vale do Côa fosse descoberto na sua riqueza historica e cultural.
De seguida houve uma pequena homilia por parte do pároco dos Fóios, abencoando aquele espaço. Entretanto o arqueólogo da Fundação, Jorge Sampaio, explicou aos presentes as gravuras expostas e o seu significado, frisando que o homem rupestre através da sua cultura imortalizou o auroque nas suas gravuras, da mesma maneira que as gentes raianas imortalizam o toiro na sua cultura, nas capeias, touradas e garraiadas.
Usou ainda da palavra o presidente da junta dos Fóios, agradecendo a todos os presentes e referenciando a "Fozcôa Friends Associação", reprersentada no acto por José Constanço, membro da Direcção, como uma das responsaveis pela concretização em parte destes eventos. Salientou também que da nascente à foz, "o namoro" passou já para uma fase mais adiantada, aludindo que esta zona raiana, vizinha da provincia de Salamanca será uma mais valia no intercâmbio das gentes espanholas nas visitas ao Vale do Côa. Apelou para que isto seja feito da nascente á foz e vice-versa, porque o futuro está no turismo.e os sitios culturais, aliados a um turismo de qualidade de vertente cultural; será um polo de criação de riqueza para todos nós.
Seguiu-se um lanche ajantarado oferecido pela junta de frguesia dos Fóios, sinónimo da hospitalidade das gentes raianas.
0 comentários:
Enviar um comentário