Add in Facebook

22 abril 2012

Inauguração da exposição "CÔA: REINVENTAR A ARTE DA NASCENTE À FOZ" em Fóios (Sabugal)


Mesa constituida pelas seguintes entidades: Presidentes das Câmara Municipais de Sabugal e VN. de Fozcoa, Vogal do conselho de administração Coa Parque e Presidente da junta de freguesia dos Fóios.

Na abertura da sessão, usou da palavra o representante do conselho de administração da Fundação Côa Parque, dr.Jose Manuel da Costa Ribeiro o qual, partindo da importância da Comemoração do dia 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, criado pela ICOSMOS em 1982, salientou a importância da Arte do Côa e a sua consagração como Património da Humanidade, facto que faz do Vale do Côa uma âncora de desenvolvimento económico da região, reconhecida pelos sucessivos governos, através da criação dos programas operacionais PROCOA, AIBT do Côa e pelo PROVERE do Vale do Côa. Salientou a importância da criação do PAVC e a inauguração do Museu do Côa, ele próprio um monumento arquitectónico erigido às gravuras do Côa e aos artistas do Paleolítico. Definiu os grandes objectivos da Fundação Côa Parque, como defesa, investigação e valorização do património cultural, ambiental e económico da região do Vale do Côa e referiu o apoio técnico e científico dado pela Fundação para a concretização da exposição "CÔA: REINVENTAR ARTE DA NASCENTE À FOZ", a qual era agora inaugurada na Sala "Portas do Côa" do Centro Cívico de Fóis. Considerou a importância que esta exposição traz para a aproximação da população entre a nascente e a foz do Côa, que proporciona o aumento dos públicos e que contribui para a própria investigação. Salientou ainda a necessidade de considerar o vale do Côa como um todo e que este tipo de actividades deveriam ser seguidas por todos os municípios que integram a Associação dos Municípios do Vale do Côa. Terminou, comprometendo a Fundação Côa Parque no apoio e no incentivo a uma Programação dinâmica para toda a região, apresentando os parabéns pela feliz iniciativa da Junta de Freguesia de Fóios e da Câmara Municipal de Sabugal e fazendo votos para que esta actividade se transforme num grande sucesso.
Em seguida o presidente da autarquia do Sabugal frisou a necessidade de criação de uma dinamica conjunta, entre todos os municipios que constituem a associação dos municipios do Vale do Coa, criando uma rota unica de todos os sitios culturais e de interesse histórico, de maneira que todo o Vale do Côa fosse descoberto na sua riqueza historica e cultural.
De seguida houve uma pequena homilia por parte do pároco dos Fóios, abencoando aquele espaço. Entretanto o arqueólogo da Fundação, Jorge Sampaio,  explicou aos presentes as gravuras expostas e o seu significado, frisando que o homem rupestre através da sua cultura imortalizou o auroque nas suas gravuras, da mesma maneira que as gentes raianas imortalizam o toiro na sua cultura, nas capeias, touradas e garraiadas. 
Usou ainda da palavra o presidente da junta dos Fóios, agradecendo a todos os presentes e referenciando a "Fozcôa Friends Associação", reprersentada no acto por José Constanço, membro da Direcção, como uma das responsaveis pela concretização em parte destes eventos. Salientou também que da nascente à foz, "o namoro" passou já para uma fase mais adiantada, aludindo que esta zona raiana, vizinha da provincia de Salamanca será uma mais valia no intercâmbio das gentes espanholas nas visitas ao Vale do Côa. Apelou para que isto seja feito da nascente á foz e vice-versa, porque o futuro está no turismo.e os sitios culturais, aliados a um turismo de qualidade de vertente cultural; será um polo de criação de riqueza para todos nós.
Seguiu-se um lanche ajantarado oferecido pela junta de frguesia dos Fóios, sinónimo da  hospitalidade das gentes raianas. 

0 comentários:

Enviar um comentário