Add in Facebook

28 janeiro 2011

Como este, queremos mais…







"O Projecto AJUDART (Disponibilização de Ajudas e Recursos Técnicos - ART) é uma iniciativa do Município de Vila Nova de Foz Côa e tem por principal objectivo colmatar as necessidades de vida diárias da comunidade fozcoense com défices motores ou que sejam dependentes temporária ou definitivamente de ART.
Para dar seguimento a este projecto, o Município contou com a colaboração da AGAPE FOUNDATION, uma organização não governamental da Suécia, que doou cerca de 9 toneladas de ajudas técnicas.
O referido material foi entregue no passado dia 20 de Setembro, contando com a presença do Presidente da Câmara, Eng. Gustavo Duarte, do Sr. Vice-Presidente, Dr. João Paulo Sousa, da Sra. Vereadora, Dra. Andreia Polido de Almeida e do Sr. José Augusto Pinto Almeida, representante do Eng. Carlos Quaresma, director-geral da fundação sueca.
O Presidente da Câmara, Eng. Gustavo Duarte, considera que “este projecto se constitui como um vector fundamental na minoração das dificuldades de mobilidade dos idosos do nosso concelho, promovendo uma maior autonomia e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”.
As ajudas técnicas destinam-se a utentes com deficiência, idosos ou pessoas que necessitam do referido equipamento de forma temporária ou definitiva, residentes no Concelho de Vila Nova de Foz Côa, bem como às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou outras entidades cuja população alvo sejam utentes dependentes deste tipo de ajudas técnicas.
O material doado contempla cadeiras de rodas manuais e eléctricas, andarilhos manuais e eléctrico, canadianas, camas articuladas, entre outras ART, as quais, ao serem disponibilizadas aos utentes com estas especificidades, contribuirão para o impedimento do agravamento clínico da pessoa e permitir o desempenho das actividades de vida diárias, promover a diminuição do recurso de dependência face a terceiros e envolver a família e a comunidade através da participação de donativos de ART, cuja utilização deixou de ser uma necessidade.
Brevemente, o Município receberá mais 5 toneladas de ART provenientes da referida fundação."

Comentário:
Iniciativa meritória, que muito terá contribuído para melhorar a qualidade de vida de alguns fozcoenses.
A comunidade que se preocupa com os seus pares mais frágeis, nomeadamente os idosos, dá um grande contributo na formação dos jovens, garantindo assim, um futuro mais humano e promissor.

Parabéns

0 comentários:

Enviar um comentário