Realizou-se no sábado, dia 11 de Dezembro, um excelente encontro dos Fozcoenses da Suíça, no restaurante «O Basilic» em Marly - FR
Este encontro contou com a presença, de muitos fozcoenses radicados no cantão de Fribourg, região onde mais residem.
Foi um evento muito divertido, realizado pelo Jorge Sadio e sua esposa Ilda, o Amândio e o Filipe, que estão de parabéns pela organização, e no qual se fizeram projectos para um novo encontro já para o próximo ano de 2011.
Bonito convívio, onde se cantou o fado, com a participação da prata da casa: O Zé Jaime, a Orquídia, Melhorado, Milú e Guilherme. Foram acompanhados pelo guitarrista: Celestino Mendes e viola: Carlos Nogueira, ambos de Viseu.
Comeu-se muito bem, beberam-se uns copitos, e conversou-se entre conterrâneos, pondo a conversa em dia…
Agradecemos à nossa Câmara o envio duma bandeira de Foz Côa que ficou muito bem repimpada ao lado da badeira Portuguesa numa das paredes do restaurante.
Vamos fazer um esforço para manter destes eventos no futuro, contando com as gerações passadas e transmiti-las aos mais jovens, (que eram muitos a participar) de forma a não deixar "morrer" esta iniciativa que muito nos une.
No próximo ano há mais… vá apresentando as suas ideias!
Longe da terra distante,
Também há gente de Foz Côa.
Na Suíça, ficam a montante,
Razão porque Foz Côa ecoa!
São sempre bem divertidos,
Estes encontros distantes,
Apuramos nossos sentidos,
Recordamos por instantes.
Põe-se a conversa em dia,
Canta-se um fado ao azar,
Começa sempre ao meio dia,
Finda à noite o mais tardar.
Serve p’ra matar saudades,
Da terra que nos viu nascer
Renovam-se amizades,
Juntos, não a vamos esquecer.
Vendo as novas gerações,
Talvez com menos emoções
Mas ficam nos seus corações,
Todas estas recordações.
De: Jorge Vicente
2 comentários:
Este encontro mostra mais uma vez a grande vontade de nos encontrar-mos longe da terra natal,contando com o barrismo que nos invade,para poder perpétuar este respeito e amizade entre as novas gérações.
Umgrande abraço a todos os FOSCOENSES estejam eles onde estiverem.
Guilherme Figuinha
Bonita festa.
Tive oportunidade de visualizar muitas fotografias e alguns vídeos que me deixaram muito feliz, mas também bastante emocionado.
A comunidade portuguesa espalhada pelo mundo é de uma postura impar, mas não tenho qualquer dúvida, que a comunidade fozcoense tem um “gostinho especial…”
Aguardamos, com alguma ansiedade mais noticias vossas.
Desejo sinceramente, Felicidades para todos.
Os meus irmãos, Oldilon e Duarte depois de verem as fotografias ficaram contentíssimos por reverem bons Amigos (os seus olhos transmitiam uma grande saudade e solidariedade) e sabendo que eu vos posso contactar, pediram-me para vos enviar
Um Forte Abraço (também meu)
Enviar um comentário