Add in Facebook

13 novembro 2011

Entre o Côa e o Douro internacional


Foz Côa – Castelo Melhor – Almendra – Castelo Rodrigo

No âmbito das Jornadas Europeias de Cultura realizou-se no passado dia 23 de Setembro um percurso guiado por Vilas Medievais Fortificadas no Parque Arqueológico do Vale do Côa e no Parque Natural do Douro Internacional.
Pelas 10 horas no Museu do Côa teve inicio esta visita organizada pelo Arqueólogo Jorge Davide Sampaio, entre outros investigadores, com a recepção aos numerosos visitantes que depois de guiados pelo soberbo edifício quer pelo interior onde se podem ver algumas réplicas das gravuras do Paleolítico, quer pelo exterior onde se pode observar a imponente e bela paisagem do majestoso Vale do Douro no local da foz do rio Côa.

De saída uma pequena volta pela parte mais antiga da cidade de Foz Côa para ver o seu Pelourinho e a Igreja para além do edifício da Câmara Municipal entre outros. 



De seguida por montes e vales o caminho de estrada sinuosa em direcção à antiga vila de Castelo Melhor onde se observaram as muralhas medievais do seu castelo entre outros aspectos arquitectónicos desta agradável terra de xisto como a sede local do Parque Arqueológico. 



A chegada a Almendra onde depois de uma pequena volta pela parte histórica da vila onde se puderam observar o pelourinho e alguns edifícios de arquitectura civil e religiosa, em particular a imponente Igreja Fortaleza, que segundo o Sr. Bispo da Guarda será a maior do distrito à excepção da Sé e da de Santa Maria de Aguiar. Ainda em Almendra ao meio dia foram recebidos na Casa Museu Dr. Saraiva Caldeira, no Solar dos Morais Sarmento que está aberta ao público ocasionalmente, onde os esperava um simpático cocktail durante a demorada visita à exposição "A vida de um Médico de Aldeia e o seu tempo" e respectivo consultório médico para além de outros aspectos da casa onde viveu este ilustre fozcoênse. 



Em Castelo Rodrigo foi servido um requintado almoço seguido de passeio pedestre pelas muralhas desta antiga vila fronteiriça e pelas ruínas do antigo palácio de Christovam Távora de Moura que foi Marquês de Castelo Rodrigo e Vice Rei de Portugal no tempo dos Reis Filipes. 



Pelas 17 horas, para finalizar este agradável percurso de profissionais, interessados e curiosos pela cultura do Douro, descendo pelo monte do Castelo até ao seu sopé para uma ultima visita neste dia, desta vez ao Convento de Santa Maria de Aguiar para ver e conhecer a sua antiga e interessante História, iniciada no séc. XII com a sua construção pelos Beneditinos embora posteriormente tenha transitado para a ordem de Cister. É na verdade um complexo constituído pela Igreja e Convento, existindo também ao seu lado uma hospedaria de peregrinos que actualmente funciona como turismo de habitação.
Convento de Santa Maria de Aguiar


Fonte: 


0 comentários:

Enviar um comentário