Add in Facebook

08 novembro 2011

Pelourinhos e Cruzeiros - Concelho Foz Côa




Os Pelourinhos, normalmente esculpidos em granito, eram símbolos da autonomia administrativa concelhia, marcos representativos da história local e da tradição política portuguesa definida nas cartas de foral.
Ocupam um local privilegiado dentro das localidades, geralmente em frente à Casa da Câmara e possuem todos uma estrutura arquitectónica comum. São compostos invariavelmente por uma coluna com capitel, um remate cimeiro e uma base sobre degraus, que lhes confere uma maior grandeza.









Picota do Séc.XII ao XVI


A Picota, nome que se deu ao pelourinho até ao século XVI, tinha também a função de prisão. O delinquente permanecia todo o tempo a que era condenado, numa gaiola de madeira bastante elevada que encimava a coluna.
A partir provalvelmente da segunda metade do século XVI, o sistema de detenção viria a ser substituído, por se começarem a construir os tribunais e cadeia, onde os condenados começaram a cumprir as suas penas.
Como as grandes colunas das picotas deixaram de ser encimadas pela gaiola prisão, veio a criar-se posteriormente o remate simbólico e decorativo da pequena gaiola em pedra.


Ferros de Sujeição (Pelourinho de Barcelos)

Os antigos concelhos tinham grande autonomia administrativa e judicial. As penas aplicadas eram a multa pecuniária, a exposição acorrentada ao pelourinho, açoites, mutilações e até a pena de morte.

O Pelourinho de uma sede de Concelho, era sempre considerado um local de extrema importância, pois marcava o sítio onde eram torturados e expostos publicamente os criminosos, onde se fazia justiça e decidia acerca dos prisioneiros. Quando condenados após julgamento, eram enclausurados nas prisões existentes no andar inferior das Casas Camarárias.

Quem não se lembra ainda dos prisioneiros, que em dias de procissão, pediam ajuda aos participantes católicos que passavam, dos clausus da Câmara Municipal de Foz-Côa?

A evolução das diferentes formas de pelourinhos é o resultado dos diferentes estilos que inspiraram determinada época. Assim, podemos encontrar influências que vão desde a singeleza românica, passando pelo gótico e manuelino até ao neoclassicismo.

Os pelourinhos funcionaram e funcionam ainda nos nossos dias, como um ponto de encontro entre amigos e de descanso após a árdua tarefa diária. Um hábito social saudável que se manteve ao longo dos tempos.


Encontro de Fozcoenses junto ao Pelourinho



Pelourinhos existentes no Concelho de Vila Nova de Foz-Côa

Almendra

Almendra

O Pelourinho de Almendra ergue-se do chão em 7 metros de altura. Tanto os degraus como o fuste apresentam secção oitavada. No cimo do fuste, em forma de gaiola está o lanternim.

Cedovim

Cedovim

Em Cedovim o pelourinho é manuelino de gaiola estilizada, datado do século XVI. É constituído por um fuste cilíndrico encimado por um capitel e a pinha de gaiola, coroada por uma esfera armilar.

Freixo de Numão

Freixo de Numão

Freixo de Numão

O de Freixo de Numão é datado do século XVIII, composto por um fuste cilíndrico encimado por um capitel e decorado com volutas e folhas de acanto. Este suporta uma pinha e um escudo com as armas de Dona Maria I e do (outrora) concelho, rematadas por uma coroa.

Horta

Horta

O Pelourinho de Horta é datado do século XVIII, constituído por três degraus circulares e um fuste de coluna em prisma.

Touça

Touça

O Pelourinho da Touça é de estilo gótico constituído por uma base formada por dois degraus octogonais de aresta viva, uma coluna de fuste octogonal e superfície plana e um remate piramidal de base octogonal, coroado por uma esfera.

Sebadelhe

Monumento em granito e que tem vindo a ser considerado um pelourinho, é constituído por uma coluna oitavada assente numa base de dois degraus e rematado por um capitel quadrangular dentado.
Alguns autores admitem que Sebadelhe possa ter sido um concelho, mas não se conhece nenhuma documentação que o ateste. O próprio Padre Roiz dizia em 1758 que “Sebadelhe está no concelho de Freixo de Numão”. (Fonte: Dicionário Enciclopédia das Freguesias – edição Minhaterra.)

Foz Côa

O Pelourinho de Foz-Côa é um pelourinho manuelino, do século XVI, composto por um fuste quadrangular com anel. O Capitel é ornamentado com cordões e vieiras, suportando quatro pináculos com escudetes que envolvem um motivo central, rematado pela esfera armilar e uma flor-de-lis.

Cruzeiros

Os Cruzeiros ainda que não sejam considerados pelourinhos propriamente ditos, são também constituídos por degraus, pedestais e invarialvelmente encimados com cruzes, de maiores ou menores dimensões.

Eis alguns Cruzeiros do Concelho de Foz Côa

Santa Comba

Freixo de Numão

Sto. António - Foz Côa

 Av. Gago Coutinho - Foz Côa

Parque das Merendas - Foz Côa


Fonte: História Interactiva
Imagens: Adriano Ferreira, Foto Felizes, Foz Côa Friends

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1 comentários:

Comentário sobre este artigo feito por Carmen Guerra no Facebook em 2011-11-09:
-------------------------------------------
«Lembro-me perfeitamente das cestas, feitas com as pratas dos maços de tabaco, que os prisioneiros penduravam com um "nagalho", através das grades dos clausus da Câmara Municipal. Esse tempo, não é assim tão longínquo como se possa pensar, passaram-se apenas 40/50 anos, estavamos nos anos 60 ou mesmo 70, do século XX.
Se refletirmos um pouco acerca disso, dar-nos-emos conta do quanto a nossa sociedade mudou e progrediu desde essa época.»
-------------------------------------------

Enviar um comentário