Intervenção do presidente da Associação de Amigos do Concelho - Foz Côa Friends no acto de encerramento do II Encontro Nascente - Foz do Côa realizado no passado dia 22 de Outubro de 2011 em Vila Nova de Foz Côa.
Caros Amigos
Permitam-me que Vos tome uns momentos para, em nome da Associação dos Amigos do Concelho de Foz Côa, saudar as entidades presentes e manifestar a alegria que sentimos.
Hoje é um dia de alegria; alegria unificada pela água, fonte da vida que liga a nascente à foz, reforçada por dois garrafões do puríssimo liquido da nascente enviados pelo Senhor Prof. José Manuel, através da Natália e do Romeu, aquando da caminhada entre as estações do Pocinho e do Côa, pela reactivação da Linha do Douro; alegria porque se deram passos irreversíveis na gestação do neófito que alguém baptizou de “Pacto de Amizade” entre os Foios e Foz Côa. Quanto ao género o criador teve o cuidado de o fazer global ao unir o masculino do Pacto e o feminino de Amizade. Abrangente e igualitário. Referirei o seu nome mais adiante.
Permiti, ainda, que Vos conte uma pequena história alegórica.
Tomemos como mola a Casa do Castelo, a Natália e o Romeu, que impulsionaram o nosso conhecimento com os Foios; sem Eles dificilmente estaríamos na mesma rota pelo que o futuro, algum já passado, seria bem diferente. Por esta razão, digamos que será a personificação da Madrinha, a encantadora madrinha, naquela figura bela e aparentemente frágil.
Para par, encarnando o Padrinho, indico a Associação dos Amigos do Concelho de Foz Côa; permite-me João que personifique em ti esta função. Um belo par como Padrinhos. A Mãe atribuí-la-hei à Junta de Freguesia dos Foios, encarnada no seu Presidente o Prof. José Manuel, carinhoso e dinâmico, diligente e perscrutador. Os olhos brilham-lhe ao evocar o seu torrão e o sorriso nos abraça.
Certamente que o Pai será a Junta de Freguesia de Foz Côa na pessoa do nosso Amigo Fernando Fachada. Sempre atento e resolutivo.
Ávidas de partilharem um sorriso com o neófito e cada uma tentando manifestar maior ternura estarão as Avós, as Câmaras Municipais de Vila Nova de Foz Côa e do Sabugal, personalizadas nos Presidentes Eng. Gustavo Duarte e Dr. Robalo.
Como figura tutelar, que encarna o Saber, a Prudência e a Harmonia, o mesmo autor do género global do neófito, aquele que nos tornou Primos sob a égide do nosso Tio/Rio Côa, o Senhor Doutor Manuel Daniel.
Bem haja e um dos primeiros passos do Pacto certamente será amparado pela sua carinhosa mão.
Na mente dos Presentes poderá pairar a expectativa do papel que reservei para mim… o mesmo que para Vós, pelo que, encarnando o Povo, Vos convido a saudar a nobre Família com uma grande salva de palmas.
Bem hajam.
Texto de: José Maurício Lebreiro.
0 comentários:
Enviar um comentário