Add in Facebook

19 novembro 2011

Um espólio a preservar



No passado mês de Julho a Associação de Amigos do Concelho, Foz Côa Friends, teve oportunidade de conhecer um extenso espólio de objetos de outros tempos, propriedade de uma Fozcoense de provecta idade que teve a amabilidade de nos abrir as portas de sua casa para uma visita muito interessante, surpreendente e agradabilíssima.

Os objetos, uns mais antigos que outros, são autênticos testemunhos do modo de vida de outros tempos. Através deles é possível percecionar, e em muitos casos reconstruir, a maneira como os nossos avós viviam em tempos de enormes dificuldades.

Trata-se pois de um espólio importante para a memória coletiva, cuja preservação urge garantir e em relação à qual a proprietária já manifestou interesse mostrando estar disposta à cedência a título gratuito e definitivo de todo o espólio desde que assegurada a sua conservação em local apropriado à fruição do mesmo.

Acreditamos que o poder local conseguirá arranjar uma solução que vá de encontro ao interesse colectivo pela preservação e exposição destas autenticas relíquias.

A divulgação destas preciosidades mereceu da nossa parte alguma ponderação, já que a aquisição destas antiguidades é objeto de ávida procura e caso a Câmara Municipal não trate deste assunto com a celeridade adequada, Foz Côa corre o sério risco de perder uma grande oportunidade de salvaguardar parte da sua história.

A Associação de Amigos do Concelho, Foz Côa Friends, gostaria de agradecer à D. Adelaide e seu filho, Fernando Gualter Garrido Costa, pela amabilidade e simpatia com que foi recebida e acompanhada nesta visita.

Por: Luís Branquinho e João Pala (texto e arranjos)
Eduardo Vicente (fotografias)












































































0 comentários:

Enviar um comentário