Add in Facebook

25 novembro 2011

Lembranças do "Homem Macaco" (Albano de Jesus Beirão)


Albano de Jesus Beirão, o nosso Albaninho, para uns é um fenómeno inexplicável, para outros é um mito, para alguns outros é um mistério com um homem dentro. Colocados perante o Albaninho como simples observadores, tomamos necessariamente uma destas posições, e, tal como vemos de forma diferente um copo com água dentro, uns vêem menos a água se se fixam na beleza do recipiente, outros deleitam-se na total transparência do cristal, enquanto há quem se abstraia de tudo e se concentre na pureza do líquido.
Como quer que seja, Albano de Jesus Beirão, que se tornou mundialmente conhecido como o "Homem-Macaco", nasceu e viveu nesta região, aqui arrastou o seu drama ingente, a estranha doença que, como dizia sua pobre mãe, "era uma doença que ninguém mais tinha".
Há ainda muita gente que se recorda desta personagem estranha, gente natural da Meda, de Trancoso, de Foz Côa, desta região, enfim. Muitos o viram, por aqui também, nos seus espantosos "trabalhos". Não desapareceu, por isso, da nossa memória colectiva a estória deste homem singular, mas o caso do Albaninho corre o risco de se transformar num "mito” à medida que os anos vão passando e, com o decurso do tempo, aumenta igualmente o número dos incréus...

O Albaninho...
Os mais velhos, os que tenham mais de 80 anos, poderão lembrar-se dos seus feitos. Morreu com 94 anos, em 1976, há 27 anos. Se fosse vivo teria agora para fazer nada menos do que 122. Era um homem de estatura menor que a média, bem encorpado, simpático, cara redonda e franca, consciente da sua humildade, de carácter eminentemente beirão, mas deixando sobressair, de quando em vez, uma certa consciência de que era, na sua infelicidade, uma pessoa invulgar. Nasceu em 1882, na freguesia do Aveloso, concelho da Meda, ao lado da Ribeira Teja, cujas paisagens tanto embelezam a povoação. Puseram-lhe o nome de Albano de Jesus. Seu pai era das Astúrias, Espanha, donde tinha fugido e onde tinha apanhado gazes num movimento revolucionário. Sua mãe ficou viúva pouco tempo após o nascimento da criança e voltou a casar. A família, simples, vivia do amanho dos campos.
(…)

Excerto de um excelente e muito interessante relato da vida Albano de Jesus Beirão publicado na CÔAVISÃO nº 6 2004.

Episódio da série televisiva "Fenómeno", produzida pela Mínima Ideia para a RTP 2, dedicado a Albano Beirão e aos estranhos acontecimentos que marcaram a sua vida.

Fenómeno - Albano Beirão (Parte 1)

Fenómeno - Albano Beirão (Parte 2)

Fenómeno - Albano Beirão (Parte 3)

Fenómeno - Albano Beirão (Parte 4)

0 comentários:

Enviar um comentário