Add in Facebook

16 março 2012

Exposição - Um olhar diferente sobre Trás-os-Montes


A mostra, do fotojornalista Rui Manuel Ferreira (http://www.ruimanuelferreira.com/) que reflecte o quotidiano e património transmontanos está patente no Centro Interpretativo de Numão, freguesia de Vila Nova de Foz Côa, de 17 de Março a 28 de Abril.



A mostra incide sobre o dia-a-dia de uma região, que, como refere o autor, «é, por vezes, esquecida pelos políticos, mas também por aqueles que um dia tiveram de partir em busca de melhores condições de vida».

Esta exposição pretende ser igualmente uma homenagem aos homens e mulheres que ficaram e que mantiveram a sua identidade e as suas tradições.

Composta por 25 fotografias a preto e branco, «Um olhar diferente sobre Trás-os-Montes» retrata temáticas relacionadas com a cultura imaterial e material daquela região, entre elas, a Festa dos Rapazes, em Baçal, o Cantar dos Reis, em Rebordaínhos, a Procissão da Nossa Senhora dos Montes Ermos, em Freixo de Espada à Cinta, as Lagaradas em Sabrosa, a vila manuelina de Freixo de Espada à Cinta vila, o castelo de Bragança e ainda algumas imagens das gentes transmontanas.

Quando falamos numa região referimo-nos ao processo de organização do espaço, analisada pelo viés cultural que permite visualizar uma gama de aspectos materiais e imateriais que perpassam o tempo e se materializam no espaço, como um legado cultural, que se manifesta através da descendência. Analisar uma região, é observar aspectos culturais, como a expressividade e a manifestação do sistema simbólico que acompanha cada sociedade em sua relação com o espaço e com os seus semelhantes. Salienta-se que, a identificação dos principais códigos culturais que emanam de cada grupo social.

Assim a exposição “Um olhar diferente sobre Trás-os-Montes” reflete um inventário do quotidiano de uma região, por vezes esquecida pelos políticos, mas também por aqueles que um dia tiveram de partir em busca de melhores condições de vida. Esta exposição pretende ser uma homenagem aos homens e mulheres que ficaram e que mantiveram a sua identidade, as suas tradições.

Esta exposição é organizada pelo Centro Interpretativo e pela Junta de Freguesia de Numão local onde o autor da exposição já realizou outra iniciativa:



Sobre o autor e a exposição:


Local: Centro Interpretativo de Numão
Horário:
Sábados e domingos: de 17 de Março a 28 Abril das 10h às 17h
De 2ª a 6ª: de 26 de Março a 9 de Abril das 14h às 17h

0 comentários:

Enviar um comentário