Add in Facebook

28 março 2012

Pocinho - 1940

Um olhar de Orlando Ribeiro




Portugal - Luz e Sombra

O País depois de Orlando Ribeiro
Edição Círculo de Leitores/Temas e Debates



«Orlando Ribeiro fotografou exaustivamente o território português a partir de 1937. Durante quase cinco décadas fixou, pela imagem, o solo e as construções que nos rodeiam. Em 1985, quando arruma a sua câmara fotográfica, Portugal já entrara num processo de mudança que se tornava cada vez mais célere. Em 2011 voltámos a uma grande viagem que fora iniciada em Portugal – O Sabor da Terra e continuada em Portugal Património. Selecionámos um conjunto de fotografias do grande mestre da Geografia e regressámos aos mesmos exatos locais das suas tomadas de vista.
O que encontrámos não foram apenas alterações, mais ou menos significativas, de aspetos das paisagens e das arquitecturas, mas um tempo civilizacional diferente. Estas fotografias dão-nos conta, com fascínio e inquietação, do poder avassalador do tempo e das imparáveis construções humanas, na modelação da identidade de um povo.»


"Orlando Ribeiro fez esta fotografia sensivelmente a meio da ponte metálica que na altura era a única travessia que existia no local, entre as duas margens do Douro. A Ponte do Pocinho foi inaugurada a 4 de Julho de 1909, e servia o trânsito rodoviário, no tabuleiro inferior, e a linha ferroviária do Sabor, no tabuleiro superior. Com 315 metros de comprimento, é uma estrutura metálica imponente, mas que, atualmente, fechada a todo e qualquer atravessamento, sugere um destino similar ao que, tragicamente, aconteceu à Ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os-Rios. A Barragem do Pocinho, inexistente à data da fotografia de Orlando Ribeiro, foi construída entre 1978 e 1982, e serve o tráfego rodoviário. A Linha do Sabor, que ligava a Linha do Douro a Duas Igrejas, nas proximidades de Miranda do Douro, foi encerrada em 1988. (pp.82-83)"

O LIVRO


Ficha técnica
Título: Portugal - Luz e Sombra, O País depois de Orlando Ribeiro
Texto: Duarte Belo e excertos da obra de Orlando Ribeiro
Fotografias históricas de Orlando Ribeiro
Fotografias atuais, legendas, capa e maqueta: Duarte Belo
Editor: Círculo de Leitores/Temas e Debates - Rua Prof. Jorge da Silva Horta, nº1. 1500-499 Lisboa
Revisão: Pedro Ernesto Ferreira
Impressão: Bloco Gráfico Lda., Unidade Industrial da Maia
1.ª edição: fevereiro de 2012
ISBN (Temas e Debates): 978-989-644-186-9
Depósito legal (Temas e Debates): 338772/12
Dimensões: 16x24cm
Número de páginas: 320
Acabamento: capa cartonada (Círculo de Leitores); capa em cartolina com badanas (Temas e Debates)


0 comentários:

Enviar um comentário