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25 janeiro 2012

Sobre Carris



No passado dia 2 de Agosto de 2011 a Associação Foz Côa Friends, através do grupo do Pocinho no Facebook, foi convidada a participar num vídeo sobre o troço da Linha de Caminho de Ferro entre o Pocinho e Barca D'Alva.

O convite foi-nos endereçado por Rui Ribeiro, entusiasta dos Caminhos de Ferro e fundador da webrails.TV, que se deslocou propositadamente à nossa terra com o objectivo de recolher testemunhos locais sobre este troço de ferrovia que, por enquanto, permanece encerrado apesar das promessas e da mais que comprovada necessidade da sua reabertura.

Questionado sobre o porquê do seu interesse, Rui Ribeiro referiu que vira e lera notícias sobre as acções empreendidas pela associação Foz Côa Friends em defesa da reabertura da linha entre o Pocinho e Barca D'Alva e que pretendia dar o seu contributo a esta causa.

Foram dois dias de intenso trabalho na recolha de imagens e depoimentos que testemunham a importância que o troço de Linha entre o Pocinho e Barca D'Alva teve num passado recente e que poderá readquirir, se as promessas se cumprirem.

A Associação Foz Côa Friends gostaria de realçar este exemplo de participação cívica e agradecer a Rui Ribeiro o valioso contributo que o seu trabalho vem dar à defesa deste troço de linha.

Aqui fica a primeira parte do trabalho de Rui Ribeiro que contou com a colaboração de Luís Branquinho, um membro da Associação Foz Côa Friends.

Associação de Amigos do Concelho "Foz Côa Friends"
José Lebreiro
(Presidente)




Actualizado em 8 de Fevereiro de 2012 com a 2ª parte (vídeo seguinte):


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4 comentários:

Os meus parabéns por este blogue com o qual tomo contacto pela primeira vez.

O amor, o apego a uma causa que nos marcou e que marcou a nossa vida está bem patente nas palavras e imagens que o vídeo nos apresenta. Um caso paradigmático de quem não se conforma com a injustiça e continua numa luta contínua e incessante, num rumo traçou e que espero venha a dar frutos. Um exemplo da coragem, da determinação de quem se sente o filho espúrio de uma Nação!!!, Força, a minha solidariedade.

Tenho antes de mais, e como membro da Associação de Amigos do Concelho “Foz Côa Friends”, agradecer este valioso contributo do Rui Ribeiro e do Luís Branquinho.
Acresce ainda realçar o empenho “pela reabertura do troço Pocinho / Barca de Alva” de muitos, que de formas diversas, cooperam convictos e activamente na defesa desta causa sobejamente sustentada por estudos de vários especialistas em transportes.

Este é um objectivo que indubitavelmente contribuirá para o desenvolvimento económico nacional, nomeadamente como alavanca ao crescimento das exportações, por isso, continua a somar apoios, não só da nossa região, mas a nível nacional.

São palavras como as do amigo Daniel Vilar que nos dão ainda mais ânimo e contribuem decisivamente para que ignoremos todos e de todo a palavra “desistir”.

Um abraço solidário.

«973 km – Número de quilómetros de linhas férreas encerradas ao tráfego de passageiros entre 1988 e 1991 (quase todas num só dia: 1 de Janeiro de 1990), na sequência da aprovação, em 1988, através de diploma assinado por Cavaco Silva, do “Plano de Modernização dos Caminhos-de-ferro” (183 km de linhas mantiveram unicamente tráfego de mercadorias; os restantes 790 km foram desativados). A situação financeira da CP - com prejuízos anuais elevados - era "insustentável", argumentava-se por essa altura que aquelas linhas tinham poucos passageiros e eram muito deficitárias, e os encerramentos permitiriam «libertar vultosas somas» para investir nas outras linhas, introduzindo um nível de qualidade de serviço «que não nos envergonhe no contexto europeu» e capaz de atrair mais passageiros para os caminhos-de-ferro.

Joana Ortigão»

Passados 24 anos e "libertadas" as "vultuosas somas" temos um serviço que cada vez mais nos envergonha no contexto europeu.

Chama-se a isto "Visão estratégica".

Parabéns Portugal!!!!

Vale a pena ler:
http://www.gazetacaldas.com/19383/breve-reflexao-sobre-a-linha-do-oeste/

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