No passado dia 2 de Agosto de 2011 a Associação Foz Côa Friends, através do grupo do Pocinho no Facebook, foi convidada a participar num vídeo sobre o troço da Linha de Caminho de Ferro entre o Pocinho e Barca D'Alva.
O convite foi-nos endereçado por Rui Ribeiro, entusiasta dos Caminhos de Ferro e fundador da webrails.TV, que se deslocou propositadamente à nossa terra com o objectivo de recolher testemunhos locais sobre este troço de ferrovia que, por enquanto, permanece encerrado apesar das promessas e da mais que comprovada necessidade da sua reabertura.
Questionado sobre o porquê do seu interesse, Rui Ribeiro referiu que vira e lera notícias sobre as acções empreendidas pela associação Foz Côa Friends em defesa da reabertura da linha entre o Pocinho e Barca D'Alva e que pretendia dar o seu contributo a esta causa.
Foram dois dias de intenso trabalho na recolha de imagens e depoimentos que testemunham a importância que o troço de Linha entre o Pocinho e Barca D'Alva teve num passado recente e que poderá readquirir, se as promessas se cumprirem.
A Associação Foz Côa Friends gostaria de realçar este exemplo de participação cívica e agradecer a Rui Ribeiro o valioso contributo que o seu trabalho vem dar à defesa deste troço de linha.
Aqui fica a primeira parte do trabalho de Rui Ribeiro que contou com a colaboração de Luís Branquinho, um membro da Associação Foz Côa Friends.
Associação de Amigos do Concelho "Foz Côa Friends"
José Lebreiro
(Presidente)
Associação de Amigos do Concelho "Foz Côa Friends"
José Lebreiro
(Presidente)
Actualizado em 8 de Fevereiro de 2012 com a 2ª parte (vídeo seguinte):
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4 comentários:
Os meus parabéns por este blogue com o qual tomo contacto pela primeira vez.
O amor, o apego a uma causa que nos marcou e que marcou a nossa vida está bem patente nas palavras e imagens que o vídeo nos apresenta. Um caso paradigmático de quem não se conforma com a injustiça e continua numa luta contínua e incessante, num rumo traçou e que espero venha a dar frutos. Um exemplo da coragem, da determinação de quem se sente o filho espúrio de uma Nação!!!, Força, a minha solidariedade.
Tenho antes de mais, e como membro da Associação de Amigos do Concelho “Foz Côa Friends”, agradecer este valioso contributo do Rui Ribeiro e do Luís Branquinho.
Acresce ainda realçar o empenho “pela reabertura do troço Pocinho / Barca de Alva” de muitos, que de formas diversas, cooperam convictos e activamente na defesa desta causa sobejamente sustentada por estudos de vários especialistas em transportes.
Este é um objectivo que indubitavelmente contribuirá para o desenvolvimento económico nacional, nomeadamente como alavanca ao crescimento das exportações, por isso, continua a somar apoios, não só da nossa região, mas a nível nacional.
São palavras como as do amigo Daniel Vilar que nos dão ainda mais ânimo e contribuem decisivamente para que ignoremos todos e de todo a palavra “desistir”.
Um abraço solidário.
«973 km – Número de quilómetros de linhas férreas encerradas ao tráfego de passageiros entre 1988 e 1991 (quase todas num só dia: 1 de Janeiro de 1990), na sequência da aprovação, em 1988, através de diploma assinado por Cavaco Silva, do “Plano de Modernização dos Caminhos-de-ferro” (183 km de linhas mantiveram unicamente tráfego de mercadorias; os restantes 790 km foram desativados). A situação financeira da CP - com prejuízos anuais elevados - era "insustentável", argumentava-se por essa altura que aquelas linhas tinham poucos passageiros e eram muito deficitárias, e os encerramentos permitiriam «libertar vultosas somas» para investir nas outras linhas, introduzindo um nível de qualidade de serviço «que não nos envergonhe no contexto europeu» e capaz de atrair mais passageiros para os caminhos-de-ferro.
Joana Ortigão»
Passados 24 anos e "libertadas" as "vultuosas somas" temos um serviço que cada vez mais nos envergonha no contexto europeu.
Chama-se a isto "Visão estratégica".
Parabéns Portugal!!!!
Vale a pena ler:
http://www.gazetacaldas.com/19383/breve-reflexao-sobre-a-linha-do-oeste/
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