Add in Facebook

18 março 2011

Reabilitação do troço da Linha do Douro entre o Pocinho e Barca D’Alva


A fotografia aqui apresentada regista o momento da assinatura do protocolo de intenções para:

· Reabilitação do troço da Linha do Douro entre o Pocinho e Barca D’Alva
· Exploração Turística da Linha do Douro entre a Régua e Barca D’Alva
O protocolo foi assinado na Estação de Caminhos de Ferro do Pocinho a 10 de Setembro de 2009 e nele lavraram assinaturas os responsáveis da Rede Ferroviária Nacional, Comboios de Portugal, Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e Estrutura de Missão do Douro (in Jornal de Notícias). O governo fez-se representar pela Engª Ana Paula Vitorino, à data Secretária de Estado dos Transportes, a qual homologou o protocolo.
Abro aqui um parêntesis para relembrar que o encerramento do troço Pocinho - Barca D’Alva (18 de Outubro de 1988) foi um triste capítulo da desastrosa política de desinvestimento no transporte ferroviário em Portugal. Alguns dos protagonistas dessa política ainda hoje se mantêm em cena. Outros capítulos negros dessa política foram os encerramentos das linhas do Corgo, Tua e Sabor (esta a 1 de Agosto de 1988) com consequências gravíssimas para todo o Nordeste Transmontano.
Surge-me aqui oportuno referir o site do Projecto CT (Comboios Transmontanos) onde poderá ser encontrada informação sobre um interessante projecto de reactivação integrada das linhas do Corgo, Tua e Sabor.
De volta ao tema da foto, além das assinaturas, ficaram para a posteridade as seguintes frases de alguns dos intervenientes:
"Neste momento, passou a ser incontornável, as instituições assumiram responsabilidades que não podem ser paradas por qualquer Governo".
(Engª Ana Paula Vitorino, Secretária de Estado dos Transportes)
..........
"Já era tempo de os deuses perceberem que nos tínhamos de juntar todos, um dia"
"é um gesto efectivo, não é simulado".
(Engº Ricardo Magalhães, chefe da estrutura de Missão do Douro)
.......
"Eu já nem estou nessa, neste momento, já estou em Espanha"
(Dr. Emílio Mesquita, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa)
.......
Embora não conheça na íntegra o texto do protocolo, foi-me possível recolher alguma informação sobre o mesmo.
Assim, no site da CCDR-N pode ler-se:

...
Volvido ano e meio não se vislumbram no horizonte próximo acções efectivas que nos tranquilizem quanto à concretização do “sonho” de reabertura da linha.
A julgar por uma notícia publicada a 4 de Setembro de 2009 no site do JN (6 dias antes da assinatura do protocolo) sobre o Plano Regional de Ordenamento do Território do Norte, a reabertura da linha só ocorrerá após 2015. (“…e a expansão da Linha do Douro até Pocinho e Barca D'Alva para explorar o potencial turístico. Seria investimentos a concretizar pela Refer depois de 2015.).
Bem sei que é necessário elaborar planos e projectos mas também convém que o tema não arrefeça e seja mantido na ordem do dia.
A propósito de planos e projectos, talvez não fosse má ideia dar ouvidos aos entendidos na matéria que até já se deram ao trabalho de elaborar estudos sobre o tema.
Um desses casos é Manuel Tão que diz:
Fica aqui o link para a apresentação elaborada por este perito em 2007 onde são abordados vários cenários de reabertura da linha e as respectivas estimativas de custos.
Por tudo isto (e não só), o “Passeio pedonal Pocinho – Estação do Côa” (a realizar no dia 23 de Abril de 2011) constitui-se como uma excelente oportunidade para exercer a “vigilância democrática” que se impõe para que o protocolo não se torne “letra morta”.
por Luís Manuel Branquinho Pinto

7 comentários:

O Passeio pedonal “Pocinho -Estação do Côa” a realizar no dia 23 de Abril http://fozcoafriends.blogspot.com/2011/02/esta-ja-confirmado-o-transporte-visita.html, é um sinal de esperança, e, quanto mais participado, mais alento haverá.
Contamos com todos, faremos a festa e ergueremos a voz, sem medo ou qualquer submissão.
O prometido é devido.
Entre festa e “protestos”, ficará sempre uma semente que no futuro germinará. Assim foi com as gravuras do Côa.

Talvez mais um projeto q em "nome da crise " foi parar a gaveta...!!!mas nós ca estaremos para relembrar todos aqueles q não acreditam na reactivação da via que ela é uma necessidade para o desenvolvimento da região...!!

A crise, só será vencida se abraçarmos projectos como o da Reabilitação do troço da Linha do Douro.
Recordo as palavras do Prof. Dr. Augusto Mateus “A verificar-se a revitalização do troço Pocinho e Barca de Alva, encerrado desde 1987, haverá possibilidades de fazer do Douro um grande projecto de criação de emprego e de desenvolvimento económico”.

Pego nas palavras referidas acima:

"Já era tempo de os deuses perceberem que nos tínhamos de juntar todos, um dia"

para perguntar:
- Será que nós, homens e mulheres, já percebemos que temos de nos juntar e lutar pelo que é nosso?

Sem isso, nada feito!

23 de Abril será um dia muito importante para mostrar o quão unidos estamos na defesa e valorização do nosso património colectivo.

A presença de cada um de nós fará toda a diferença.

Acredito, muito sinceramente, que todos juntos conseguiremos levar o barco a bom porto.

Neste caso Luís será levar o Comboio a boas estações - Pocinho a Fuentes de San Estevan/Boadilla. Queremos a reativação da linha internacional por onde possa ser feito o transporte de mercadorias e pessoas ( Porto - Europa ), assim como o desenvolvimento regional.
Enquanto não nos juntarmos qualquer pequeno deus é grande.Queremos participar e ajudar a traçar o nosso caminho.Vamos fazê-lo. Contem connosco.

Sim.
Parabéns pela excelente adaptação do adágio.
A reactivação do troço de ligação a Espanha é um objectivo partilhado por muita gente (de ambos os lados da fronteira) e, quanto mais se fala e escreve sobre o assunto, cada vez mais me convenço que, finalmente, existe a consciência colectiva sobre a necessidade de unir esforços para que tal aconteça.
Neste contexto, o passeio de dia 23 é uma boa oportunidade de, em conjunto, definirmos a melhor forma de actuação para atingirmos esse objectivo.
Todos juntos e, remando para o mesmo lado, será possível!

Está confirmado? É preciso fazer alguma inscrição?
filipepintobarbosa@gmail.com

Cumprimentos, Filipe Pinto Barbosa

Enviar um comentário