Add in Facebook

03 maio 2011

O FABRICO DE TELHA NA FREGUESIA DE TOUÇA

Forno Comunitário da Telha – Freguesia de Touça

A freguesia de Touça pertencente a concelho de Vila Nova de Foz Côa, teve durante várias décadas, nomeadamente até 1970 um Forno de Telha que servia toda esta região, sendo um instrumento importante e expressivo, não só pela sua imponência mas pelo significado social e económico que retratou. Este Forno da Telha (Forno comunitário) que se localiza na Lameira, destinava-se ao fabrico da telha de «meia cana», que posteriormente era exportada para as localidades limítrofes, o barro era assim obtido na área envolvente à Lameira e misturado com outros tipos de barro provenientes do lugar da Carvalha (Freixo de Numão). Esta actividade tornou-se portanto, num dos principais meios de subsistência da população em causa, juntamente com outras actividades agrícolas, que ainda hoje têm maior relevância na freguesia e concelho, como a produção de vinho, amêndoa e azeite.
Além disso, com a modernização do fabrico da telha, o forno deixou de produzir o referido produto e esteve mesmo alguns anos caído no esquecimento, até que a Junta de Freguesia de Touça realizou obras de requalificação do mesmo, o qual se encontra de momento em excelentes condições.
Por tudo isto, pode-se salientar que as obras de recuperação e de melhoria do Forno da Telha foram bastante úteis e importantes para restabelecer a história desta região e para fortalecer as origens remontadas a tempos passados destas gentes, que pais e avós das gerações mais novas carregam ao peito, como o modo de vida como trabalharam que fez com que fosse possível sustentar as gerações que até hoje permanecem.
ACDR de TOUÇA
Nuno Xavier

2 comentários:

É com este espírito de cooperação e participação que conseguiremos divulgar as potencialidades (que são muitas) do nosso Concelho.

Muitas e boas participações como esta, é o que se pretende.

Enviar um comentário