Add in Facebook

14 maio 2011

Para ti, ó vale sagrado

Na minha terra há um vale
Que me dá tranquilidade
Nele cantam os passarinhos
Em plena liberdade.

E quando ao romper da aurora
Eu oiço a sinfonia
O cantar dos passarinhos
Traz aí um novo dia

Canta o melro, a cotovia
E também o rouxinol
Que lindo trio eu oiço
Logo ao nascer do sol

Nas escarpas da pedreira
O milhafre predador
Faz o ninho em altitude
Mas fá-lo com muito amor

E lá no fundo do vale
Corre o Côa tão sereno
Humilde, são, natural
Sendo grande tão pequeno

Corre este rio sereno
Mas de vez em quando chora
Sem dizer nada a ninguém
Sai do leito, margem fora.

Eu vi o rio chorar
Como é que pode ser?
De raiva, espuma fazia
Para alguém se aperceber

Essas tuas heresias
meu rio belo e perfeito
mostram descontentamento
daquilo que está mal feito

E este vale que é sagrado
e gravado em pedra está,
Património da UNESCO,
outro no mundo não há.


Maria Odete Branquinho

0 comentários:

Enviar um comentário