Add in Facebook

13 julho 2011

LENDA DO MONTE MEÃO


O Douro vem muito de mansinho
E depois de passar frente ao Pocinho
Murmurou sem preconceito ou embaraço:
Foz Côa, hoje é o meu dia de sorte.
Arrasta-te um pouco cá p’ra norte
Que eu quero dar-te um grande abraço

E foi com esta lenda terna e meiga
Que o Douro criou aquela veiga
E lhe deu os primeiros habitantes.
Mais tarde muitos foram p’ró planalto
Mas outros não quiseram dar o salto
Ficando nas Cortes como dantes

E a Senhora da Veiga, Mãe de Deus
Querendo juntar os filhos seus
Daquelas duas póvoas separadas
Promove devotas procissões
Que envolvem piedosas multidões
Pela Mãe do Céu abençoadas

O Douro chora sempre de emoção
Ao circundar o seu Monte Meão
Terra que foi por si criada
Ele sabe que aí tudo está bem
E até a Senhora nossa Mãe
Decidiu fazer lá sua morada

Eu como fozcoense nato e puro
Vou pedir às musas do Douro, eu juro
Que este meu anseio se transcenda
Que o sonho de amor-pátrio que sonhei
Não se apague no momento em que acordei
E seja transformado nesta lenda





Fernando Marçal /2010

0 comentários:

Enviar um comentário