Add in Facebook

07 julho 2011

Rota dos Miradouros do Concelho de Foz-Côa

" Nunca esta palavra terá sido tão bem usada  como para falar de alguns lugares que se encontram na área do Concelho de Foz Côa, bem no coração da região do Alto-Douro" (...) "Dos inúmeros Miradouros do concelho, de onde a vista se espraia e se perde na bruma e nos confins da serrania, que a natureza ergueu mas o homem elegeu e aí instalou espaços de oração e de lazer, completam quadros de extasiante bucolismo.
Retiros de silêncio, paz, meditação, mas também de saudável convívio, os Miradouros do Concelho de Vila Nova de Foz Côa, no alto, fazem-nos estar entre o céu e a terra, prescrutar o labor das suas gentes no amanho dos campos, divisar as suas aldeias batidas pelo sol e, beleza sublime, observar as deambulações dos seus rios entre os dorsos corcovados dos gigantes que as mãos dos seus homens domaram."
Os Miradouros de Foz Côa dispõem de bons acessos até aos locais, permitindo a quem nos visita, o percurso desta Rota constiuída por seis esplendorosos lugares.



Miradouros do Concelho de  Foz Côa:
  • Miradouro de Nª Senhora do Viso - Custóias
  • Miradouro de Sta. Bárbara - Mós
  • Miradouro de S. Martinho - Seixas
  • Miradouro de S. Gabriel - Castelo Melhor
  • Miradouro da Mata dos Carrascos - Santo Amaro
  • Miradouro do Arnozelo - Numão





 Nª Senhora do Viso - Custóias



Daqui é possível vislumbrar uma imensa área, onde se inclui o Douro, o Castelo de Numão, o miradouro de S. Martinho de Seixas e a capela de S. Salvador do Mundo de S. João da Pesqueira, a localidade de Lousa já no concelho de Moncorvo, e toda uma paisagem vitivinícola envolvente.








 







Sta. Bárbara - Mós


Daqui podemos ver o Rio Douro assim como os barcos turísticos que o percorrem.
Deste Miradouro, podemos ainda vislumbrar os de N.ª Sr.ª do Viso e de S. Martinho, assim como localidades do concelho de Moncorvo e ainda, o Monte Meão contornado pelo Rio.
A vista sobre a região, engloba vinhas, olivais e amendoeiras, conferindo-lhe uma rara beleza principalmente na época da amendoeira em flor.








 S. Gabriel - Castelo Melhor

Deste local pode desfrutar-se de uma vista esplendorosa sobre toda a região, desde a Serra da Marofa, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Almendra, Foz Côa, Sto. Amaro, até Urros, Peredo dos Castelhanos e  Lousa, já pertencentes ao concelho de Torre de Moncorvo, do outro lado do rio Douro. A um quilómetro deste miradouro, situa-se o ponto mais alto do Monte de S. Gabriel, de onde se pode vislumbrar todo o Vale do Côa e os concelhos de Torre de Moncorvo, Meda, Trancoso, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta e terras da vizinha Espanha.






 (Vale do  Côa e Quinta da Erva Moira)
 

  




























 Carrascos - Santo Amaro



















Arnozelo - Numão




















S. Martinho - Seixas 














Imagens de: Adriano Ferreira e Luís Branquinho Pinto


1 comentários:

Belíssimos locais. Ainda conhecemos poucos, mas prometemos dar por aí umas voltas, em breve, em breve....

www.osmeustrilhos.pt

www.facebook.com/osmeustrilhos

Enviar um comentário