Add in Facebook

22 fevereiro 2011

Arrancam as obras do Centro de Alto Rendimento do Remo no Pocinho


Investimento de 7 milhões de euros espera já receber treino de atletas para os Jogos Olímpicos de Londres.

Começaram já as obras para a construção do Centro de Alto Rendimento do Remo no Pocinho, concelho de Vila Nova de Foz Côa.
Esta é a resposta aos atletas de alta competição da modalidade, que já há procuram o Pocinho actualmente, pelas óptimas condições de treino que oferece. A empreitada vai andar em velocidade de cruzeiro, até porque a vontade do autarca Gustavo Duarte é de que o Centro esteja disponível para cativar ainda mais equipas, para os treinos oficiais antes dos Jogos Olímpicos de Londres.

Arrancou ontem a obra para a construção do Centro de Alto Rendimento do Remo no Pocinho, no concelho de Foz Côa, tal como estava previsto, o que deixa satisfeito o autarca Gustavo Duarte.
“É o início de um grande projecto”, destaca o presidente fozcoense, que considera o Centro de Remo “um projecto estruturante” para o concelho de Foz Côa e toda a região, visto que irá “trazer e proporcionar o estágio de equipas de alta competição, equipas olímpicas, equipas oncorrentes a campeonatos da Europa e campeonatos do Mundo”.
A concretização deste projecto é justificada, desde logo, pela procura que o Pocinho já tem, hoje em dia, mesmo sem as condições de acomodação necessárias. “Como nós, com as instalações precárias que temos, nos pavilhões da EDP, mesmo assim já temos algumas equipas, do leste europeu, que vêm cá, periodicamente, estagiar, penso que com este magnifico projecto que se inicia, com certeza que a apetência para outros virem para esta zona será maior”, garante Gustavo Duarte.
O Centro de Alto Rendimento do Remo é o segundo maior projecto que nos últimos tempos se concretiza em Foz Côa, depois do Museu, diz o autarca. O investimento no Centro de Remo ronda os 7 milhões de euros, e com tão grande investimento, e as estruturas que irá criar, prevê-se “a criação de bastantes postos de trabalho e, mais importante ainda, a vinda de mais gente ao concelho de Foz Côa”.
Todo o projecto surge porque “algumas equipas já vinham para o Pocinho fazer estágios, devido às condições naturais que cá existem, isto dito por atletas, seleccionadores e equipas técnicas, reunindo qualidades e potencialidades que fazem do Pocinho, como eles dizem, a melhor pista para treino do remo”, sublinha Gustavo Duarte.
As obras do Centro de Alto Rendimento do Pocinho devem agora prolongar-se durante 15 meses, mas, segundo o autarca de Foz Côa, “vamos fazer todos os possíveis, e eu próprio, em conversas com o empreiteiro, já lhe fiz sentir da necessidade de não haver derrapagens no tempo, e se possível ainda antecipar” a conclusão do empreendimento, para que o mesmo se encontre disponível para ser utilizado pelos atletas para os treinos antes da realização dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
O autarca calcula que tudo possa estar pronto em Maio de 2011, com o objectivo que o treino de muitas equipas de remo de vários países, na preparação das provas olímpicas, possa acontecer no Pocinho.
Centro com todo o equipamento necessário ao treino dos atletas
O Centro de Remo do Pocinho é um Centro de Alta Competição, que para a modalidade é único no País. Explica o autarca Gustavo Duarte que o equipamento “faz parte de uma rede de outros Centros que existem noutros locais. Em Foz Côa, mais concretamente no Pocinho, será o do Remo, e que vai ser equipado com tudo o que é de mais moderno para a alta competição”.
Para a acomodação dos atletas, o Centro terá capacidade de 180 camas, porque os quartos duplos podem a qualquer momento transformar-se em triplos, numa situação em que estejam várias equipas, ao mesmo tempo, a realizar estágio no Pocinho. O equipamento terá ainda um ginásio “com tudo o que é necessário e imprescindível à alta competição” e uma piscina coberta para apoio aos atletas. “Eu diria que todo o equipamento inerente à preparação física e à prática do remo irá estar instalado nesse centro de estágios”, conclui o autarca de Foz Côa.

5 comentários:

Parabéns!
Este empreendimento parece-me de uma importância fundamental para dinamizar a nossa região. Diversifica a oferta turística e consequentemente atrai um turismo diferente do que habitualmente visita o nosso Concelho.
Esta iniciativa é de apoiar incondicionalmente.

É este o caminho…

Não deixarei de estar atento e jamais renunciarei de reivindicar mais e mais...

Joao, concordo perfeitamente ctg quando dizes q é importante apoiar todo o tipo de empreendimento ou acçao q possa dinamizar a nossa regiao, como ja o disse o q eu nao concordo é o aspecto tendencioso e oportuno aproveitamento politico da entrevista pois este é um projecto q ha muito estava previsto... salvo erro desde 2007 /2008 q os terrenos estavam disponibilizados para a realizaçao do projecto...como se pode verificar em :
http://www.laststroke.com/fpr-segura-pocinho-por-50-anos/...abraço

Excelente noticia. Passei no local da obra, no sábado e fiquei logo muito agradado. Grande projecto. Venham mais! Não é João?
Zé Mimoso, o aproveitamento político é típico de todas as civilizações. Cabe aos autores do projecto relembrar a sua origem. Caso contrário, a "Laranja Mecânica" fica com os louros em "(O)Nome da Rosa"...

Meus Grandes e Bons Amigos,
Em primeiro lugar, um forte abraço para vocês.
Corroboro o comentário do Luís “o aproveitamento político é típico de todas as civilizações”.
Não sei quem começou nem tampouco quem conseguiu ultimar as negociações, os meus agradecimentos, são para todos aqueles que contribuíram para que Centro de Alto Rendimento do Remo no Pocinho seja uma realidade no nosso Concelho. Aqui, os meus comentários não têm cariz politico/partidário, pretendem ser, apenas e só, a opinião de um fozcoense que ama a sua terra (mas sempre atento).
Fiquei ainda mais feliz (e sossegado), por saber que um especialista destas coisas das “grandes de obras” diz: “e fiquei logo muito agradado”.
Apareçam mais vezes, só com a participação de todos conseguiremos “levar o barco a bom porto”
Mais um abraço (que entregue amigos) nunca é demais

João,
Especialista, eu? Muito boa essa. Teve a sua piada...
Fiquei agradado com o inicio (de facto) de um projecto, que além de dotar Foz Côa de um equipamento desportivo de excelência, resolve um problema urbanistico que havia naquele local. As antigas instalações da EDP(creio eu), eram uma nódoa naquele belo local.

Enviar um comentário