Add in Facebook

18 fevereiro 2011

EQUINÓCIO DO OUTONO, NOS TEMPLOS DO SOL, NUMA MANHÃ TÍMIDA E COM ALGUMA NOSTALGIA NA TERRA E NOS ARES, DE QUE O VERÃO NOS IA DEIXAR



Small circle - appears in the frontispiece of the Sun Stone (Stone of Coma) - Solar symbol



A pintura rupestre que deu o nome à
Pedra da Cabeleira.


Castro do Curral da Pedra - próximo do Santuário Rupestre da Pedra da Cabeleira - na vertente do qual (a oeste) se ergue a Pedra do Solstício.




Clike e espere um pouco - Veja como o esplendoroso o saudará através da antiquíssima e graciosa cripta de tão surpreendente calendário solar pré-histórico, tal como saudou os povos que o terão erguido e cultuado nos Equinócios do Outono e da Primavera.
Este vídeo (de minha autoria) já foi adicionado em dezenas de sites e é vídeo recomendado.Melhores Videos do YouTube- Se não experimente a colocar o linke (por inteiro) no Google - e veja a quantidade de páginas em que aparece -prehistoric calendar - Sun Stone - Pedra da Cabeleira - Chãs - Foz Côa.

Portugal Travel Videos Guide - .Todavia a contagem das visualizações ficou parada, quando atingiu as 305 - O problema tem afectado outros utilizadores. A CONTAGEM DE EXIBIÇÕES PAROU - Ajuda do YouTube-



EQUINÓCIO DO OUTONO - O DIA DO ANO EM QUE A NOITE E O DIA, SE EQUIPARAM - MAS, ALI, NO AR, POR ENTRE AS PAREDES GRANÍTICAS DO AMURALHADO RECINTO, PAIRAVA UM TAL ESPÍRITO CÓSMICO E ANCESTRAL, QUE TORNAVA AQUELA MANHÃ BEM DIFERENTE DAS DEMAIS NA GRANDE RODA DO CALENDÁRIO SOLAR

O dia raiara fresco e um pouco cinzento. Além disso, os tons amarelos já eram bem patentes na erva seca que cobria o interior do recinto amuralhado, onde se ergue a majestosa Pedra da cabeleira de Nossa Senhora - Donde, realmente, exalavam frescos odores outonais – Sem dúvida, uma atmosfera tonificante e perfumada, com os tons e as fragrâncias próprias da estação a fazer perpassar pelos rostos, o sentimento de que mais um ciclo estival se cumprira e uma outra página do calendário começava a folhear-se. E, ali, de maneira assaz inolvidável: -imagem verdadeiramente sublime, qual mítico Olho de Horus, a expandir-se e abençoar não apenas quem o contemple, como a cúpula do Espaço Etéreo e toda a Terra envolvente, sobretudo quando o astro solar mostra a sua claríssima luz e não é toldado por cinzentos céus ou alguma nuvem mais aziaga.



Todos sabiam de antemão, que, desta vez, não haveria gaiteiros nem grupos de dança. Mas o que importava era estar no local e viver a plenitude de uma manhã diferente. A bem dizer, foi o que aconteceu: mesmo com o Setembro, já adiantado, os dias cálidos de Agosto pareciam nunca mais ter fim, mas, vá lá, o Outono começou por mostrar um pouco da sua face, prometendo devolver a sezão às terras, roubada e estiolada pelos tórridos calores de um prolongado Estio.



Poucos mas muitos entusiastas. Desde um casal vindo de Leiria, a um grupo de amigos, que residem em Lisboa mas que estavam a passar os últimos dias de férias nos Carrascais – Anexa da freguesia de Longroiva e que o destino parece condenar à desertificação. Não fosse a persistência de Agostinho, um dos elementos desse grupo, que teima em agarrar-se ao seu querido torrão natal, não se importando de ali viver a maior parte do tempo, como eremita. É já um habitual entusiasta das celebrações nos Templos do Sol. Vive do lado de lá da outra margem do vale. O mesmo é dizer que, quando abre a janela de casa, o maciço dos tambores, se estende à sua frente – qual negra muralha dos mais primevos tempos! - Sim, observado da margem oposta, é uma paisagem fantasmagórica e agreste, mas há muito enraizada na memória de quem vive naquelas encostas. Obrigado amigo por mais esta simpática visita e pelos bons amigos e familiares que ali

Não desejaríamos que ao local acorressem as multidões ávidas apenas de saciar a sua curiosidade mas imbuídas por um verdadeiro amor à Mãe Natureza. Pois a ninguém deverá ser vedado o direito de contemplar o que é belo, mesmo que o não mereça. Inquieta-nos, porém, esse futuro. Pois dia virá em que, não será um punhado, mas reunir-se-ão ali milhares. Temos a certeza que muitos o hão-de querer visitar. O vídeo do nascer do sol na Pedra da Cabeleira de Nossa Senhora, foi, recentemente, por nós editado, em língua inglesa, no Youtube e imediatamente anexado a dezenas de sites, entre os quais onde constam registos do famoso astrónomo e escritor Carl Sangan, a que demos o título: prehistoric calendar - Sun Stone - Pedra da Cabeleira - Chãs - Foz Côa -E, afinal, apenas fruto de mais um gesto de carolice e de veneração por estes lugares. Pois, como direi mais adiante, acordei com um realizador de cinema( ele diz que é), mas para nada.




Em representação do Município, esteve o Presidente, Eng. Gustavo Duarte, que nos deu o prazer da sua presença, que muito agradecemos - até pelo precioso apoio material que nos tem concedido. Estamos certos, que ele próprio sentiu a alegria de estar a viver uma manhã outonal maravilhosa. Vimos que ficou satisfeito, tal como quem o acompanhou, partilhando do mesmo entusiasmo geral – Independentemente das condições atmosféricas, serem ou não favoráveis à observação do alinhamento sagrado, existe ali algo de encantatório e de mágico – e até de purificador – que alegra e rejuvenesce o corpo e o espírito. Pena que, o sucesso fique ao sabor dos meros caprichos de São Pedro, que nem sempre se compraz com as vontades e as celebrações terrenas.

Da parte da aldeia, à excepção dos idosos do Lar, tudo andava envolvido na vindima e se entreajudava, até porque os braços activos começam a falar. Mesmo assim houve quem sacrificasse algumas horas ao trabalho . A fazer as honras da casa(aliás no terreno de que é proprietária), esteve a Dra. Teresa Marques, actual Presidente da Junta de Freguesia, que ali reiterou o seu apoio à Comissão Organizadora, no tocante à liberdade das celebrações. O ex-Presidente, António Lourenço, nesse dia também ia a vindimar, mas, como sempre, lá esteve, pronto a dar o melhor do seu esforço à organização do evento.


A todos o nosso obrigado.
Jorge Trabulo Marques – da Comissão Organizadora.








Excerto de um “post” do blogue  TEMPLOS DO SOL - CHÃS - FOZ CÔA -TEMPLES OF THE SUN IN PORTUGAl, gentilmente cedido por Jorge Marques

Os nossos sinceros agradecimentos.

3 comentários:

Um trabalho deslumbrante do nosso conterrâneo – Jorge Marques.
Tenho a certeza, que muito brevemente iremos contar com a sua preciosa participação neste blogue.

Olá Jorge

Parece-me que há que divulgar o próximo Equinócio da Primavera que se aproxima. Divulgar o dia, as acções e mobilizar as pessoas. O blog e o facebook dos Foscoenses pode ser muito útil. Vamos apelar para a maior participação possível.
Talvez estender o programa a troca de opiniões sobre o que podemos fazer pela nossa terra; aglutinar boas vontades e materializá-las.
Um abraço
José Maurício Lebreiro
Picchi

Obrigado amigos - Só agora me apercebi do vosso tão maravilhoso blogue - terei, pois, muito gosto em colaborar convosco na medida do possível. Um grande abraço a todos os colaboradores desta tão belíssima iniciativa - Se puderes lá estar na manhã de domingo, não falteis
Um grande abraço
de Jorge Trabulo Marques

Enviar um comentário