Add in Facebook

24 fevereiro 2011

A Arte e Talento de Victor Melhorado.


Victor Melhorado, nasceu em Maputo em 1959.Vive em Portugal desde 1974. Filho de Fozcoenses.

Considera Foz Côa a sua segunda terra natal, onde viveu de 1974 a 1981, regressa a Foz Côa sempre que pode, onde tem familiares e muitos amigos.

Foz Côa considera-o um filho da terra, os fozcoenses um conterrâneo e amigo.

Um talento que Foz Côa tem que acarinhar, promovendo uma exposição de relevo, condizente com a qualidade das suas obras de arte.




Nesta mostra de pintura, Victor Melhorado faz uma incursão por temas diversos em várias telas de média dimensão, pintadas a óleo e acrílico sobre tela, algumas em técnica mista, em que está patente a sua versatilidade.
Cada tela que idealiza resulta da simplicidade com que aborda os temas. Todas as suas telas são diferentes e comungam de diferentes temas porque entende que a arte é uma forma de interacção com o mundo.
Para Victor Melhorado, pintar é uma forma de viajar, de se sentir mais livre e desprendido da matéria. A arte nas suas várias formas e cores, torna-o mais sensível, vivendo o mundo e as pessoas de maneira mais alegre, intuitiva e saudável.
Quando desenvolve o seu trabalho o mundo gira em torno de todo o tipo de arte, sentindo essa cumplicidade leal e sublime que o impulsiona a canalizar em formas, tudo o que vê repetidamente, em cores vibrantes, transferindo as suas ideias, sonhos, desejos e ansiedades para o mundo real e surreal.

“-Gostaria de contar ao vento o que sinto, mas não sei descrever…só sei sentir. Sou assim um ser emocional que vagueia pelo infinito do imaginário. Criativo por natureza, não gosto de rotinas…tenho necessidade de algo diferente todos os dias para que possa voar cada vez mais alto. Viajo para aprender os mais belos sítios e no caminho, para aprender sobre mim. Sim, porque estou aqui de corpo e alma; cresci e amadureci, mas nunca deixei morrer em mim a essência do que sou. Hoje abro aqui o baú e desvendo-me um pouco. Quem estiver atento, saberá ler de mim, nestes detalhes que vos apresento, desafios da vida que penso não teria conseguido de forma mais nobre, pôr em palavras, daí a pintura, a sensibilidade desenrolada em cada expressão que na tela demonstra que por detrás, está alguém de uma profunda sinceridade e sensibilidade.
Nada existe de mais significativo para um artista, do que saber que a sua obra repercutiu em algum lugar – qualquer que ele seja – e que atingiu a alma de uma outra pessoa, que transcendeu o seu espaço especifico, enfim….que se atemporizou e se materializou na eternidade do universo.
Exponho aqui a minha arte e as minhas ideias. Creio que não há melhor meio de expressar a nossa individualidade e os nossos sentimentos do que através da arte.”
Victor Melhorado.




 Exposições:
Guiné-Bissau em 2002 / Cruz vermelha Portuguesa (Funchal) em 2006  /  Maktub House (Jardim do Mar) em 2007  / Coffishop (Funchal) em 2007  /  Antony`s Restaurante(São Martinho) em 2008  /  Tertius Bar (Santana) em 2008  /Moçambique (Maputo) em 2009  /Café Baltazar(Vila Nova de Foz-Côa) em 2009.
















Estas, são apenas algumas das suas telas, oportunamente daremos a conhecer mais.

8 comentários:

É com imenso orgulho q vejo aqui exposto uma parte do teu trabalho...Acompanho à algum tempo o teu trabalho atravez da net e alguns quadros q estiveram expostos em Foz-Côa.Espero q os ecos que tiveste em todas as exposições te deem força e inspiração para muitos mais projectos.Que esta homenagem q te dissidiram presentear os mentores deste Blog nao seja unica e tenho a certeza q muitas mais te serao justamente dedicadas...Força "friend" :)
Um abraço

Conheço o trabalho de Victor há já uns anos, desde que, por coincidência ou destino, o "encontrei" numa rede social (que não interessa agora aqui referir) e desde então, tenho vindo a acompanhar e a contemplar as telas que produz. Trabalhos originais e de grande sensibilidade, que nos revelam o Homem que ele é.
Pessoalmente gosto de todas, mas especialmente das telas a preto e branco, sombras ou nús, de corpos femininos...espectaculares!!
Nunca pares Amigo ... e continua a surpreender-nos por favor!
Para quando uma exposição no Centro Cultural de Foz-Côa?? Pensa nisso

Epá... descobri o Victor por acaso e como nada é por acaso, apaixonei-me! O pintor que me encantou e deslumbrou e que eu quis seguir um crescimento mas não tinha datas; procurei uma evolução, mas também não encontrei. É sempre ele!, com muita versatibilidade e muita paixão. Um conhecimento espantoso da sensibilidade feminina, um agarrar lúdico de toda a sensualidade e garra da mulher. Um amante inato.
Um homem que se quer conhecer, olhar nos olhos e sentir o prazer da vida saltitante, gritante que vive naquele espirito livre, irrequieto e infantil, travesso, perspicaz e aventureiro. Só neste contacto vivemos o mundo mas nas telas, vivemos o mundo único de uma sensibilidade e de um erotismo victoriano sempre melhorado. Sigo-te com muita admiração e carinho. Através de ti, a minha imaginação não conhece barreiras.

Belas telas Vitinho. Algumas já conhecia, outras nem tanto.
Oh rapazote, tens de ir lá à tua terra fazer uma exposição, parece que a ideia agrada às pessoas. Eu até te percebo, se eu estivesse na ilha, também não queria sair de lá.
Cumprimentos rapaz, não sei quando, mas havemos de nos rever.
Paulo Rebelo

Olá Vitor,
O meu comentário,não é de um "especialista", mas, gosto do que vejo.
Um abraço do Pioche

Victor Melhorado pessoa da qual me orgulho conhecer. Portador de um elevado teor de princípios, e com uma forma tão bela de estar na vida preocupando-se apenas em vive-la e usufruindo o que de belo esta tem para nos dar, atingindo assim todos os seus objectivos e metas sem nunca prejudicar ninguém para os alcançar…, toda essa simplicidade esta espelhada e muito bem retratada nas suas telas como se dele elas fizessem parte. Não sendo um profissional em arte sou o que um artista precisa… alguém que aprecie o seu trabalho. Despeço-me assim com o desejo de enormes sucessos para si e toda a sua arte. Fica bem amigo… um grande abraço

Agradeço as palavras que me dizem.Para mim é muito positivo receber o eco daquilo que vos mostro,certo de que o fazeis de forma construtiva.Não há maior motivação, do que aquela que sinto,quando sei que uma tela vos tocou e vos disse alguma coisa.

Thank you victor, there's roundness in shape. Violence and passion in the colors, but also love in the subjects you paint, reminds us that the image of woman, mother, his heart and soul. Just like the sea, earth. Thank you for that. It's just my vision of your painting, my opinion.

Enviar um comentário