Entre as Estações | Extensão | Inauguração |
Ermesinde – Penafiel | 30,311 km | 29 de Julho de 1875 |
Penafiel – Caíde | 07,328 km | 20 de Dezembro de 1875 |
Caíde – Juncal | 18,818 km | 15 de Setembro de 1878 |
Juncal – Peso da Régua | 38,371 km | 15 de Julho de 1879 |
Peso da Régua – Ferrão | 15,813 km | 4 de Abril de 1880 |
Ferrão – Pinhão | 07,611 km | 1 de Junho de 1880 |
Pinhão – Tua | 12,993 km | 1 de Setembro de 1883 |
Tua – Pocinho | 31,678 km | 10 de Janeiro de 1887 |
Pocinho – Côa | 09,061 km | 5 de Maio de 1887 |
Côa – Barca D’Alva (fronteira) | 18,882 km | 9 de Dezembro de 1887 |
A Linha do Douro é uma linha de caminho-de-ferro em Portugal, de bitola ibérica (1,67 m), que liga Ermesinde a Barca d’Alva, numa extensão de cerca 200 quilómetros. A linha, em grande parte do seu percurso acompanha as margens do rio Douro, contendo, a maior extensão de via-férrea ladeada de água de Portugal.
As obras da Linha do Douro propriamente dita iniciaram-se a 8 de Julho de 1873, seguindo de Ermesinde para Este através do extenso e plano Vale do Sousa, até Penafiel. Em 1875, foi inaugurado o troço entre Ermesinde a Penafiel, ficando a Linha do Douro a contar com aproximadamente 39 km.
De seguida a Linha do Douro atravessa o Rio Tâmega, e chega ao Marco de Canaveses. Após esta localidade a Linha entra em mais um grande túnel, o Túnel do Juncal, o maior da Linha do Douro com mais de 1,6 km. Após este a linha passa pelo mais alto viaduto ferroviário português (o Viaduto da Pala) e vislumbra-se pela primeira vez o rio Douro; é a partir desta localidade que a linha nunca mais se separa do Rio Douro.
Em 15 de Julho de 1879 a Linha do Douro chega à Régua e em 1 de Junho de 1880 à importante vila do Pinhão.
Em 23 de Julho de 1883, por pressão dos empresários portuenses, mais propriamente da banca portuense, é aprovada por Decreto-Lei o prolongamento da Linha do Douro até a fronteira luso-espanhola, na freguesia de Barca d’Alva. Ao mesmo tempo começou a reunião de fundos para a construção do lado espanhol, desde Barca d’Alva a La Fregeneda, localidade onde a linha alcançaria as planícies de Leão.
O troço Pinhão – Tua foi inaugurado a 1 de Setembro de 1883, seguindo-se Tua-Pocinho em 10 de Janeiro de 1887, contando este troço com uma importante ponte metálica na localidade da Ferradosa (Vale da Figueira) através da qual a Linha do Douro atravessaria o rio para a sua margem esquerda. Esta ponte foi entretanto dinamitada, tendo sido construída outra a montante, aquando das obras para construir a Barragem da Valeira.
Em 9 de Dezembro de 1887 é inaugurado o troço Pocinho – Barca d’Alva, ficando a linha terminada. No mesmo dia é inaugurada a Linha Internacional de Barca d’Alva a La Fregeneda e Salamanca permitindo a ligação da Linha do Douro à rede ferroviária espanhola e ao resto da Europa.
Encerramento
Em 1985 as autoridades espanholas decidiram encerrar o troço internacional compreendido entre as estações La Fuente de San Esteban - Boadilla e Barca d’Alva, alegando falta de rentabilidade, acabando a ligação internacional.
Em 1988 foi feito o mesmo do lado português, que também alegava falta de rentabilidade, tendo sido suspensos os serviços no troço Pocinho - Barca d’Alva. A Linha do Douro passa a ser utilizada apenas entre Ermesinde e a estação do Pocinho, sendo a exploração do restante troço até Barca d’Alva abandonada.
A Linha do Douro foi a via mais directa de ligação do Porto à Europa.
Obras de Arte
Túneis
No seu percurso a linha tem 23 túneis:
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Ao longo da linha existem 35 pontes:
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Turismo
Esta é das linhas ferroviárias mais bonitas de Portugal. Dentro da beleza da paisagem natural atravessada por esta linha, destaca-se o Douro Vinhateiro e O Parque Arqueológico do Vale do Côa, classificados pela Unesco como Patrimónios Mundiais da Humanidade, ficando a apenas 9 km em linha recta da estação terminal da linha.
A Linha do Douro viria a ser encerrada, entre o Pocinho e Barca d'Alva a 18 de Outubro de 1988, deixando a estação do Pocinho, subitamente, como a estação de onde nenhum comboio chega mais além. Continua a ser hoje em dia a estação terminal da Linha do Douro.
Antes da construção da barragem a travessia era feita através de uma ponte rodo-ferroviária, que se encontra actualmente encerrada para ambos os tipos de tráfego sobre o rio Douro.
Actualidade
É vontade das autarquias do Rio Douro, que se reabra a linha até Barca d'Alva, para o que contam com igual vontade de reabertura do lado espanhol, entre Barca d'Alva e Boadilla, onde a via entronca na linha Vilar Formoso - Salamanca, para a reabertura das ligações internacionais do Porto a esta última cidade.
Em Agosto de 2009, foi anunciado, pela então Secretária de Estado e dos Transportes, Eng.ª Ana Paulo Vitorino, a intenção de reabrir o tráfego internacional desta linha, estando, naquela altura, previstos para breve o inicio dos trabalhos para recuperação do troço entre o Pocinho e Barca d’Alva, com o objectivo de o reabrir ao tráfego.
Apesar das promessas, o troço ferroviário entre Pocinho e Barca d´Alva continua ao abandono, e é com tristeza que os habitantes e naturais desta zona do país se deparam com estas imagens.
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