Add in Facebook

14 fevereiro 2011

CAMINHADA POCINHO-(BARCA D'ALVA)




Após uma troca de impressões com vários amigos fozcoenses, achei oportuno sintetizar aqui algumas ideias fundamentais para que a actividade que propomos efectuar no dia 23 de Abril de 2011 possa ser coroada de êxito, sem prejuízo de qualquer outra sugestão.
Em primeiro de tudo é preciso ter em conta três pressupostos essenciais:
- Características do terreno a percorrer
- Condições físicas dos participantes
- Objectivos a atingir
O percurso ferroviário encontra-se em más condições, como é óbvio; existem alguns quilómetros de bermas aproveitáveis, mas grande parte do percurso tem que ser feito pelas travessas da linha e estas já desapareceram em alguns troços; por outro lado, a vegetação espontânea cobre grande parte do percurso, o que dificulta a marcha.
As condições físicas dos participantes (embora acredite que todos estão uns perfeitos atletas (?)) também têm que ser ponderadas, uma vez que se pretende permitir a caminhada a todos os grupos etários de forma descontraída e o menos cansativa possível - afinal trata-se de um passeio e não de uma caminhada...
Assim, creio que apenas se percorrerão em média cerca de 3 a 3,5 Km por hora, o que realisticamente permitirá tirar partido da paisagem. Por isso, o mais racional e lógico é fazer apenas o percurso entre o Pocinho e a Estação do Côa, num total de 8,5 Km, prevendo-se o dispêndio entre 3,5 a 4 horas.
Acerca dos objectivos a atingir e tendo em conta os pressupostos anteriores, poderíamos definir os três seguintes:
1 -Proporcionar um agradável passeio/convívio
2 - Dinamizar o inter-relacionamento entre os fozcoenses residentes fora e residentes no concelho
3 - Alertar os responsáveis políticos e a população em geral para a degradação do património ferroviário e para a necessidade da reactivação da linha-férrea
Assim creio que, para já, poderíamos acertar num programa mais exequível que se resumiria ao seguinte:

PROGRAMA
PASSEIO POCINHO-ESTAÇÃO DO CÔA
Data: 23 de Abril de 2011
07.30 - Concentração na Praça do Município e transporte para o Pocinho
08.00 - Início do passeio (junto à barragem)
10.00 - Observação da necrópole celta junto ao Vale Canivães
12.00 - Chegada à Estação do Côa
            Visita guiada ao sítio arqueológico da Vermelhosa
13.00 – Almoço convívio
14.00 – Acção cívica para a comunicação social, actuação de um grupo musical ou    
             outro, análise de novas actividades
15.00 – Transporte para o Museu do Côa
15.30 – Visita ao Museu do Côa
17.30 – Transporte para a Praça do Município e fim da actividade

José Ribeiro

7 comentários:

Amigo Zeca Ribeiro,
Não tenho qualquer dúvida de que esta sugestão é mais adequada para atingir os objectivos que estão subjacentes à iniciativa. A sua esquematização, está delineada de forma a que possam aderir a este passeio/convívio um maior número de pessoas, não só por questões físicas, mas também pelo interessante e diversificado programa.
Tendo sido o Luís Urbano o mentor desta iniciativa, é crucial conhecermos a sua opinião.

Olá Zeca
Esta proposta pode ser uma forma diferente de encarar a Caminhada;em vez de ser realizada de supetão, com a desagregação previsível do Grupo, com uma minoria a chegar ao fim e a maioria a perder-se, um aqui outro acolá, pode ser considerada a Caminhada por "Estafetas". Esta é a 1ª estafeta, até poderemos chamar-lhe a 1ª Estação; como nos aproximamos da Páscoa, temos a nossa "Via-Sacra", esta entre o Pocinho e o Côa, com a consequente vertente cultural - Visita e explicação aos sítios, almoço-convívio lúdico com cantares e danças da nossa zona e a cereja no cimo do bolo - a visita ao Museu.
Outras virão.
Para a implementação e execução da acção proponho uma Comissão que integre: Zeca Ribeiro, José Constâncio,João Pala, Carmen, Luís Urbano e eu próprio. Já sei o que pode significar a minha propositura, mas também sei o que pode significar a minha não inclusão ( falas mas não fazes)e entre elas...farei sempre.
Um grande abraço

Concordo com o programa, elaborado pelo Zeca Ribeiro, que me parece estar mais de acordo com os objectivos pretendidos.
Concordo também com o comentário do Mauricio,que penso ser o Zé Lebreiro.
Apenas no que diz respeito à comissão, penso que ela não deve ficar com o papel redutor, de apenas organizar este evento.No mínimo, deverá também ser a precursora da criação de uma Associação de cariz cívico, que devida e legalmente estruturada, seja um espaço de debate onde se possam analisar os problemas do nosso Concelho, contribuir para a sua solução, e que desde já, estabeleça "pontes" com a Associação Espanhola, de modo a colher e dar apoio, para o projecto comum, que é a reactivação da linha.
Por último, permitam-me que sugira pelo menos mais um nome para a comissão, que pelo seu poder de iniciativa,disponibilidade e profundo conhecimento do nosso Concelho, pode ser muito útil. Falo do Adriano Ferreira.
Urge,quanto a mim, avançar, logo que possível com a criação da Associação, sem prejuizo, como é óbvio, do passeio,Pocinho-Côa.
Um grande abraço
José Beselga(Pioche)

Este comentário foi removido pelo autor.

Não compreendo a necessidade de a alterar a Caminhada Barca-Côa, e não vejo porque a proposta do prof. Ribeiro (que muito me agrada e na qual gostava de participar)não possa ser agendada para outra data. Uma não tem de anular a outra.
Reparo que havia uma grande vontade de mostrar indignação perante o estado de degradação da linha, e no fundo, de toda a região. No entanto nada se fazia.
Agora que foi agendada uma Caminhada surgem mil e uma vontades e nenhuma delas se assume como complementar. São todas antagónicas. Todas anulam as outras.
A Caminhada Barca-Côa vai-se manter tal como está em termos de trajeto. Em termos de objectivos, podem ser todos quantos lhe queiram incutir desde que seja pelo bem da nossa região, das nosas gentes.
Era bom, que mais movimentos, mais iniciativas se juntassem a esta.
Massa-critica e vontade não faltam em Foz Côa. Falta é reuni-las numa associação como sugere o sr Beselga, para que de forma mais organizada e mais determinada, lutemos pelo que é nosso.

Como Fozcoense que sou (de gema) não posso deixar de meter a minha "colherada". Claro que todos temos interesse que a linha entre o Pocinho e Barca D'Alva seja reaberta e a ideia desta caminhada é de louvar o que não significa que se apenas se fizer Pocinho/Côa não se esteja também a chamar a atenção para Barca D'Alva, alias o fim de linha em Portugal é mesmo aí, depois nem todos certamente conseguiriam aguentar o trajecto. Parabéns à pessoa que teve esta ideia mas porque não aceitar-mos outras? e esta do prof Ribeiro parece-me muito mais acessivel a todos em termos de km e como todos somos BONS FOZCOENSES vamos lá unir-nos e lutar pelo bem da nossa região neste caso pela linha do Douro que certamente poderá trazer ainda mais turismo e visitantes a toda a região. E venham mais boas ideias seja de quem for interessa sim mostrar a nossa terra as nossas gentes todos e assim vamos lá todos unidos levar esta e outras ideias que possam surgir para a frente.

Como é óbvio agora viram que a Caminhada organizada seria uma óptima ideia para nossa terra em turismo (não tirando de parte a ideia deles em FC) e em actividade e pronto querem logo copiar (organizar) um evento que Nós Aldeia criamos o pro...porcionamos a todos da região. Eles ou Nós obvio que se pode organizar outra caminhada sem problema algum agora tirar a ideia e o nosso dia, isso não, quem teve essa ideia é mesmo só para estragar planos já assentes e fazer com que as pessoas fiquem na dúvida em qual participar se o ano tem 365 dias, mas não infelizmente tinha de ser no dia 23 em que nós Castelo Melhor tivemos a ideia de o Fazer.

Enviar um comentário