Add in Facebook

04 março 2011

Museu do Côa ganhou o 2º prémio na modalidade de "Novo Projecto Público"

Os prémios "Turismo de Portugal - 2010" na categoria de "Novo Projecto Público" foram atribuídos aos projectos: "Casas das histórias de Paula Rego", "Museu do Côa" e "Gare Marítima da Madeira".
.......................

A Casa das Histórias Paula Rego é um projecto do arquitecto Eduardo Souto de Moura, que exibe um conjunto significativo da obra da autora e algumas obras do seu marido, (Victor Willing, artista e crítico de arte). Este novo equipamento cultural em Cascais pretende reforçar o tecido museológico português da arte contemporânea e integrar o circuito internacional da arte e dos seus públicos, apresentando como missão o conhecimento e a fruição da obra de Paula Rego e das suas ligações artísticas e procurando, em simultâneo, prestar um serviço cultural de excelência, um serviço educativo activo e dinâmico e uma programação paralela diversificada. Em termos programáticos possui cerca de 750m2 de áreas de exposição permanente e temporária, cafetaria, loja, livraria e um auditório com capacidade para 200 lugares e um programa regular de actividades.

A construção da Gare Marítima da Madeira veio qualificar o Porto do Funchal como porto de cruzeiros, por excelência, dotando-o de instalações que permitem acolher em boas condições um elevado número de passageiros dos navios de cruzeiro e proporcionando que as operações de embarque e desembarque se processem rápida, eficazmente e em segurança. Integrado na estratégia de turismo para a Madeira, o projecto constitui-se como um firme contributo para o reforço do produto estratégico Turismo Náutico, ao oferecer uma capacidade acrescida para a recepção de embarcações, assim como infra-estruturas de apoio e de lazer.
Os melhores projectos turísticos de 2010 viram reconhecido o seu contributo para a qualificação e inovação da oferta nacional durante 2010, recebendo a distinção máxima do Turismo de Portugal numa cerimónia realizada no passado dia 24 de Fevereiro na BTL – Feira Internacional de Lisboa e presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.

O Museu do Côa situa-se no Parque Arqueológico do Vale do Côa, reconhecido pela UNESCO como património da humanidade. Este projecto de natureza cultural prolonga-se no exterior pela forte ligação ao contexto cultural e à paisagem de xisto da envolvente e potencia o desenvolvimento regional do Douro. O espaço possui áreas próprias para serviços de investigação, conservação e restauro, arquivo de bens arqueológicos, comunicação, serviços educativos e áreas expositivas e apresenta ainda outras valências complementares, nomeadamente, um auditório e um restaurante, que podem funcionar autonomamente. Reforçando a oferta turística e cultural da região, a utilização de meios audiovisuais, a estruturação inovadora das exposições e o impacto cénico do edificado, procuram fomentar a afluência de turistas e visitantes ao Parque Arqueológico.



...................................................

0 comentários:

Enviar um comentário